Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
18:21:11
informe o texto

Notícias / Geral

04/07/2020 às 10:31

População reclama de odor de curtume e Sema notifica duas empresas

Denúncias apontam o Sebo Jales como o maior causador do mau cheio, mas a Sema diz que o problema na empresa já foi resolvido e agora se concentra em outros pontos

Maria Clara Cabral

População reclama de odor de curtume e Sema notifica duas empresas

Foto: Rogério Cabeça de Urso / Leiagora

O mau cheiro proveniente de curtumes e empreendimentos de subprodutos animais é um problema antigo que continua incomodando a população da Grande Cuiabá. Moradores de Várzea Grande apontam o Sebo Jales como o maior causador do odor, mas a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) diz que o problema na empresa já foi resolvido e agora se concentra em outros pontos da cidade.

Fernanda Alves da Silva, moradora da Passagem da Conceição, é uma das denunciantes do Sebo Jales. Ela explica que, apesar dos picos de odor, o cheiro não tem hora. “Já tem cinco anos que moro aqui e esse cheiro é constante, principalmente na hora do almoço e à noite. Praticamente todo dia chegam caminhões de ossos aqui e a fábrica funciona 24 horas com esse cheiro”, conta.

Seo Manoel, morador do Porto Imperial, reafirma que o mau cheiro vem da empresa citada. “Esse cheiro que vem aqui é lá do Sebo Jales, o que fede é ele. Já tem pelo menos 30 anos que eu moro aqui com esse fedor”, reitera. Sobre o cheiro, o idoso destaca: “forte é apelido, isso aqui é de matar. Na hora da refeição é uma colherada com fedor e outro sem fedor”.

Como veiculado na imprensa local, não é a primeira vez que reclamam da fábrica; denúncias se estendem desde 2010. Em 2019, a Sema determinou que a Sebo Jales fizesse a contratação de uma empresa especializada em detecção de odor, com objetivo de adotar as medidas necessárias e cabíveis para resolver o problema.

Um relatório entregue à pasta também apontou outras sete empresas com potencial de emissão na região, entre elas empreendimentos de subprodutos animais, frigoríficos, indústrias de bebidas e sebos.

“Desde 2019, a Sema vem realizando um trabalho minucioso de inspeção e verificação dos empreendimentos de Várzea Grande que processam resíduos animais para garantir qualidade ambiental para a população do entorno”, afirmou o governo, em nota.

A secretaria diz ainda que a notificação teve eficácia. “No início das investigações, a empresa Sebo Jales foi notificada a adequar sua linha de produção e instalar novas tecnologias para filtragem dos gases, em um trabalho que, até o momento, trouxe bons resultados na diminuição dos odores emanados por essa empresa”, complementou.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente também informou ao Leiagora que, no dia 17 de junho, iniciou uma nova série de vistorias em diversos empreendimentos no município de Várzea Grande para apurar denúncias de mau cheiro. As ações foram acompanhadas pela Prefeitura Municipal.

Na vistoria, foram identificadas emanações provenientes de duas empresas na região do Capão Redondo: Curtume Viposa SA e Central Reciclagem, que atuam no processamento de derivados de animais.

“Os dois empreendimentos foram notificados pela Sema a adotarem todas as medidas necessárias, como instalação de filtros e tecnologias para impedir a exalação de odores. A Pasta também determinou a redução da capacidade produtiva até a resolução do problema. Autos de infração também serão lavrados contra as empresas supracitadas”, afirmou.

A Sema reitera que a participação da população é importante e mantém abertos seus canais de denúncias: 0800 65 3838 ou aplicativo MT Cidadão.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet