Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
09:59:04
informe o texto

Notícias / Geral

26/06/2020 às 17:39

Taxa de ocupação de UTI da rede privada é de 100% para covid-19

Para as demais comorbidades a taxa de ocupação já está em 70%.

Alline Marques

Taxa de ocupação de UTI da rede privada é de 100% para covid-19

Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

A taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) específicos para tratamento Covid-19 nos hospitais particulares em Cuiabá chegou hoje a 100% da sua capacidade.  Para as demais comorbidades a taxa de ocupação já está em 70%. A informação é do Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso (Sindessmat).

A situação é preocupante, porque também é bem no dia que o governo do Estado informou que a rede pública já atingiu 90% da sua capacidade. A Prefeitura de Várzea Grande também emitiu nota informando que tem 41 pacientes aguardando leito de UTI. 

Em nota, as entidades privadas informaram que desde o início desenvolveram um plano de enfrentamento à covid-19 focado na eficiência em gestão. Dentre as principais ações estão: treinamento contínuo das equipes; aumento na rigidez dos protocolos de segurança do paciente  e ampliação dos leitos para atender a demanda por leitos hospitalares.

Entretanto, essa ampliação não pôde ser maior em razão da crescente no número de afastamentos de trabalhadores de saúde com suspeita ou confirmação do Covid-19. A falta de capital humano impede o aumento no número dos leitos. Isso impossibilita que o Hospital consiga ampliar ou otimizar a sua  capacidade operacional. 

Este dilema também é vivido na rede pública, que além dos afastamentos, também tem dificuldade de encontrar mão de obra para atender à demanda que vem crescendo num ritmo alarmante já nas últimas semanas. 

O Sindessmat manifestou ainda apoio às medidas mais rígidas de isolamento e espera que estas ações possam reduzir a curva de contágio e por consequência a demanda por UTI. "A população precisa estar alerta e ciente das dificuldades por leitos hospitalares públicos ou privados na Capital", diz trecho da nota.

Os profissionais de saúde das unidades privadas rogam para que a população cuiabana cumpra de forma mais rigorosa as medidas de isolamento social.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet