Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
19:57:53
informe o texto

Notícias / Geral

29/06/2020 às 15:15

Em MT, uma pessoa morre com covid-19 a cada hora; casos cresceram 50% em uma semana

Dados oficiais do governo do Estado apontaram que 29 pessoas são diagnosticadas com covid-19 a cada hora em MT. Dessas, uma morre e outra é internada

Camilla Zeni

Em MT, uma pessoa morre com covid-19 a cada hora; casos cresceram 50% em uma semana

Foto: Leiagora

A pandemia do novo coronavírus tem avançado de forma indiscriminada no Brasil, e, em Mato Grosso, passou a se apresentar em sua pior forma no último mês. Com a chegada do período de gripe e a aproximação do colapso do sistema de saúde público, o estado tem amargado, dia após dia, novos casos fatais da covid-19.

De acordo com o levantamento do Leiagora, com base nas informações disponibilizadas pelo governo do Estado, na última semana, a cada hora, uma pessoa morreu de covid-19 em Mato Grosso. Além disso, uma pessoa foi internada nas unidades de saúde em razão da doença, também a cada hora.

No dia 21 de junho, o governo fechou o balanço com 9.776 pessoas diagnosticadas com covid-19 em Mato Grosso e 370 óbitos em decorrência da doença. Naquele dia, o número de pessoas internadas era de 406 pacientes, sendo que 81,3% das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) estavam ocupadas.

Já nesse domingo (28), os números tiveram um salto de quase 50%. Ao fim da tarde já eram 14.654 diagnósticos da doença, um aumento de 49,8%. Os casos fatais também subiram para 556, tendo sido registrados, em sete dias, 186 óbitos pela covid-19. Esse aumento, segundo levantamento da reportagem, foi de 50,2% em relação aos dados da semana passada. 

Também nesse período de sete dias 192 pessoas deram entrada em hospitais em decorrência da doença, totalizando 598 pacientes internados no dia 28. O aumento foi de 47,2%. E tudo isso impacta em um dos dados mais preocupantes: a taxa de ocupação das UTIs. Nesse intervalo de sete dias, o aumento foi de 12,8%. Eram 94,1% das UTIs ocupadas neste domingo. Em números absolutos, restavam apenas 14 leitos disponíveis.

Os dados compilados permitem afirmar que, a cada hora, 29 pessoas são diagnosticadas com covid-19 em Mato Grosso. Dessas, uma morre e outra demanda de cuidados em unidades hospitalares.

Raio-x dos municípios
Conforme os documentos do governo, na última semana, um novo município registrou casos de covid-19, sendo ele Nova Nazaré, que contabilizou três casos da doença, um deles fatal.

Nesse mesmo período, as cidades que registraram mais casos da doença foram Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sorriso e Primavera do Leste.

Na Capital foram 969 novos diagnósticos, o equivalente a 39% dos casos. Em Várzea Grande foram 380 casos, Rondonópolis foram 291, Sorriso teve 249 casos e Primavera do Leste teve 176 pessoas infectadas nos últimos sete dias.

Acompanhe o caso:
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet