Cuiabá, quinta-feira, 09/07/2020
20:54:01
informe o texto

Notícias / Geral

29/06/2020 às 15:15

Em MT, uma pessoa morre com covid-19 a cada hora; casos cresceram 50% em uma semana

Dados oficiais do governo do Estado apontaram que 29 pessoas são diagnosticadas com covid-19 a cada hora em MT. Dessas, uma morre e outra é internada

Camilla Zeni

Em MT, uma pessoa morre com covid-19 a cada hora; casos cresceram 50% em uma semana

Foto: Leiagora

A pandemia do novo coronavírus tem avançado de forma indiscriminada no Brasil, e, em Mato Grosso, passou a se apresentar em sua pior forma no último mês. Com a chegada do período de gripe e a aproximação do colapso do sistema de saúde público, o estado tem amargado, dia após dia, novos casos fatais da covid-19.

De acordo com o levantamento do Leiagora, com base nas informações disponibilizadas pelo governo do Estado, na última semana, a cada hora, uma pessoa morreu de covid-19 em Mato Grosso. Além disso, uma pessoa foi internada nas unidades de saúde em razão da doença, também a cada hora.

No dia 21 de junho, o governo fechou o balanço com 9.776 pessoas diagnosticadas com covid-19 em Mato Grosso e 370 óbitos em decorrência da doença. Naquele dia, o número de pessoas internadas era de 406 pacientes, sendo que 81,3% das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) estavam ocupadas.

Já nesse domingo (28), os números tiveram um salto de quase 50%. Ao fim da tarde já eram 14.654 diagnósticos da doença, um aumento de 49,8%. Os casos fatais também subiram para 556, tendo sido registrados, em sete dias, 186 óbitos pela covid-19. Esse aumento, segundo levantamento da reportagem, foi de 50,2% em relação aos dados da semana passada. 

Também nesse período de sete dias 192 pessoas deram entrada em hospitais em decorrência da doença, totalizando 598 pacientes internados no dia 28. O aumento foi de 47,2%. E tudo isso impacta em um dos dados mais preocupantes: a taxa de ocupação das UTIs. Nesse intervalo de sete dias, o aumento foi de 12,8%. Eram 94,1% das UTIs ocupadas neste domingo. Em números absolutos, restavam apenas 14 leitos disponíveis.

Os dados compilados permitem afirmar que, a cada hora, 29 pessoas são diagnosticadas com covid-19 em Mato Grosso. Dessas, uma morre e outra demanda de cuidados em unidades hospitalares.

Raio-x dos municípios
Conforme os documentos do governo, na última semana, um novo município registrou casos de covid-19, sendo ele Nova Nazaré, que contabilizou três casos da doença, um deles fatal.

Nesse mesmo período, as cidades que registraram mais casos da doença foram Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sorriso e Primavera do Leste.

Na Capital foram 969 novos diagnósticos, o equivalente a 39% dos casos. Em Várzea Grande foram 380 casos, Rondonópolis foram 291, Sorriso teve 249 casos e Primavera do Leste teve 176 pessoas infectadas nos últimos sete dias.

Acompanhe o caso:
 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet