Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
19:02:17
informe o texto

Notícias / Geral

01/07/2020 às 18:18

Prefeitura contraria médicos e adquire 100 mil kits covid-19 'na marra'

Em sessão extraordinária na Câmara, secretário de Saúde admitiu que os médicos não prescrevem o kit covid e não querem a distribuição

Eduarda Fernandes

Prefeitura contraria médicos e adquire 100 mil kits covid-19 'na marra'

Remédios

Foto: Marcello Casal / Agência Brasil

Mesmo com o posicionamento contrário dos médicos que compõem o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE-MT), a Prefeitura de Cuiabá já solicitou a aquisição de aproximadamente 100 mil kits covid-19 para atender a população. Os kits devem ser distribuídos nas unidades de Atenção Básica e Secundária (UBS, ESF, UPAs e Policlínicas) a partir da próxima semana, segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Possas de Carvalho.

Leia também: Kit covid começam ser disponibilizados e pacientes têm que assinar consentimento

Em sessão extraordinária remota convocada pela Câmara de Cuiabá para a prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2020 da secretaria municipal de Saúde, Luiz Antônio admitiu que a compra ocorreu “na marra”.

“Já demandamos a aquisição deles, aproximadamente de 100 mil kits covid. Acredito que a partir de semana que vem já serão distribuídos nas nossas Unidades Básicas, nas UPAs e policlínicas. Agora, só para você ver, vereador, isso foi uma coisa que nós tivemos que comprar na marra, porque os nossos médicos que compõem o COE, nenhum prescreve esse kit covid, nenhum deles quer que a gente distribua", afirmou. 

A prefeitura já regulamentou esta semana como será feita a distribuição e o secreteário explicou que a partir da semana que vem, com certeza, estes kits estarão estarão distribuídos nas unidades básicas. 

Regras

Segundo a Prefeitura de Cuiabá, os pacientes com sintomas iniciais da covid-19 que forem atendidos pela rede municipal de Saúde da Capital passarão a receber gratuitamente o chamado Kit Covid-19 para tratamento precoce. A medida foi estabelecida pelo prefeito Emanuel Pinheiro por meio do Decreto nº 7.970/2020, anunciado na última quinta (25)

O kit será composto por Azitromicina, Ivermectina e/ou antialérgico. A entrega será feita mediante prescrição médica e os pacientes deverão ser orientados a ler e assinar um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para o uso dos medicamentos como tratamento sem comprovação da eficácia no combate à covid-19.

O secretário explicou que apesar de não ter estudos que garantam a real eficiência destes medicamentos no combate ao novo coronavírus, alguns comprovaram eficácia in vitro com redução da multiplicação viral do coronavírus.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet