Cuiabá, terça-feira, 16/04/2024
12:05:26
informe o texto

Notícias / Política

04/07/2020 às 11:45

Secretários do DEM 'perdem' prazo e ficam de fora do pleito municipal

O único prazo de desincompatibilização que sofreu alteração foi para apresentadores e comentaristas de TV e rádio.

Kamila Arruda

Secretários do DEM 'perdem' prazo e ficam de fora do pleito municipal

Foto: TRE-MT

Quem apostou no adiamento das eleições e novos prazos para desincompatibilização, acabou ficando de fora da disputar. Isto porque, o novo calendário aprovado pelo Congresso Nacional manteve inalterado os prazos para saíde de secretários, por exemplo.

A decisão acabou afetando diretamente o DEM, que optou por manter os gestores estaduais e pretensos candidatos nos cargos apostando na prorrogação deste prazo. 

São eles: os secretários de Saúde Gilberto Figueiredo, que por sinal, também não poder ir à reeleição para vereador, de Fazenda, Rogerio Gallo, e ainda o chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho. Os três estavam sendo cotados pelo Democratas para disputar a eleição rumo ao comando do Palácio Alencastro neste ano.

"Os prazos de desincompatibilização que já passaram (6 e 4 meses) são inalterados, independentemente das eleições serem em outubro ou em novembro. A única modificação em caso de adiamento será para os casos daqueles que precisam fazer a desincompatibilização de três meses. Nessa situação o prazo será postergado de 4 de julho para 15 de agosto", explicou o advogado Lenine Povoas, vice-presidente da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT).

Desta forma, os integrantes do primeiro escalão estadual teriam que ter se desincompatibilizado do cargo até o dia 4 de junho, caso pretendessem disputar a eleição. Aqueles que não o fizeram ficarão de fora do pleito. 

O único prazo de desincompatibilização que sofreu alteração foi para apresentadores e comentaristas de TV e rádio. Eles devem se desligarem das emissoras até 15 de agosto.

"Fizemos duas consultas informais a juristas do Estado sobre essa questão. Um nos disse que o prazo pode ser alterado e outro disse que não. Então, vamos fazer uma consulta formal ao Tribunal Regional Eleitoral para sanar essa duvida e avançar na construção desse projeto por Cuiabá", revelou o presidente estadual do DEM, Alberto Machado, o Beto 1 a 1.

Paralelo a isso, o partido ainda irá fortalecer os nomes do presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, e do ex-deputado Federal Fabio Garcia.

"Se os prazos permanecerem, o DEM permanece na disputa. Temos o Fabio Garcia, o deputado Botelho. O DEM tem uma boa gama de potenciais candidatos para fazer a construção de um ótimo projeto para Cuiabá", finalizou.

O Botelho já adiantou que não irá disputar eleição caso tenha que enfrentar o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), devido à amizade de ambos. Ele afirmou ainda que Fábio é nome mais forte no momento, e está focado na tramitação da PEC da Previdência na Assembleia e não tem focado em eleição municipal, até o momento. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet