Cuiabá, sexta-feira, 07/08/2020
04:48:53
informe o texto

Notícias / Política

02/07/2020 às 18:40

Câmara adia votação da reforma da previdência mais uma vez

O projeto chegou a ser remetido ao crivo do plenário nesta quinta-feira (02), mas os parlamentares não entraram num acordo sobre a aprovação da mensagem.

Leiagora

Câmara adia votação da reforma da previdência mais uma vez

Foto: Câmara de Cuiabá

Por falta de consenso, os vereadores por Cuiabá adiaram mais uma vez a votação da reforma da previdência municipal. A matéria deve retornar a pauta de votação na sessão extraordinária convocada para a próxima terça-feira (7).

O projeto chegou a ser remetido ao crivo do plenário nesta quinta-feira (2), mas os parlamentares não entraram num acordo sobre a aprovação da mensagem. Vereadores da oposição defendem a realização de uma audiência pública antes da votação.

Já os parlamentares da base governistas afirmam que diversos sindicatos representantes de categorias do funcionalismo público já se posicionaram a favor da medida.

A proposta trata da adequação da reforma da previdência da Capital, abrangendo os servidores efetivos municipais. A alteração será de 11% para 14%, sendo esse o teto mínimo estipulado na Emenda Constitucional de nº 103/2019 da Presidência da República. 

Em Cuiabá, são 11 mil servidores ativos e pouco mais de 4 mil inativos. O prazo estipulado pela portaria de nº 1348 de 03 de dezembro de 2019 para adequação dos Estados e Municípios à Emenda Constitucional é até 31 de julho desse ano.

Além da adequação da aliquota, o Executivo manteve a faixa de isenção para os servidores inativos. Com isso, aqueles que recebem até o teto do regime geral de R$ 6.101,05 permanecerão isentos. Também será mantida a regra para aposentadoria de 60 anos de idade e 35 anos de contribuição para homens, e 55 anos de idade e 30 anos de contribuição para mulheres.

A exceção é quanto aos professores que estão em sala de aula. Eles serão contemplados com uma redução de 5 anos na idade e no tempo de contribuição, ou seja, 55 anos de idade e 30 anos de contribuição para homens e 50 anos de idade e 25 anos de contribuição para as mulheres.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet