Cuiabá, segunda-feira, 28/09/2020
05:03:36
informe o texto

Notícias / Geral

02/07/2020 às 16:22

Cuiabá antecipa toque de recolher e implanta rodízio de veículos e de pessoas - entenda

As mudanças já eram esperadas há duas semanas

Camilla Zeni

Cuiabá antecipa toque de recolher e implanta rodízio de veículos e de pessoas - entenda

Foto: Assessoria

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), anunciou nesta quinta-feira (2) que vai adiantar o início do toque de recolher imposto para a população. O novo decreto também traz a adoção do rodízio de veículos e ainda rotatividade no atendimentos vinculados ao final dos CPFs.

As mudanças já eram esperadas há duas semanas, quando a prefeitura preparou medidas mais restritivas em razão do alto risco de contaminação da covid-19 na região.

De acordo com o anúncio da prefeitura, a mudança no toque de recolher já começa nesta sexta-feira (3). Até o dia 20 de julho, a população ficará proibida de circular na cidade entre às 20h e às 5h do dia seguinte. 

Nessa regra, cabe exceção ao funcionamento de serviços essenciais, como farmácias e hospitais, clínicas veterinárias, funerárias, serviço de segurança, supermercados, servidores públicos da área de fiscalização da prefeitura e delivery de medicamentos.

A mudança no toque de recolher não atinge os restaurantes e bares que atuam com o delivery. Essa modalidade continua sendo permitida, mas com horário limitado até meia noite. 

A população só poderá sair no período do toque de recolher para acessar serviços essenciais, ou sair ou chegar no aeroporto e rodoviária.

Rodízio de veículos
A prefeitura de Cuiabá também anunciou o rodízio de veículos, que vai começar a partir do dia 6 de julho.

Veículos ímpares, com placas finalizadas em 1, 3, 5, 7 e 9, conforme o decreto, poderão rodar apenas nos dias ímpares, enquanto veículos pares, sendo eles os com finais 0, 2, 4, 6 e 8, trafegarão nos dias pares. Dessa forma, no início do rodízio, segunda-feira (6), poderão circular os carros de final par, enquanto na terça (7) rodam os de final ímpar. 

O rodízio não se aplica nos domingos e feriados, sendo permitida a livre circulação dos veículos nesses dias. Não entram no rodízio os veículos oficiais, as ambulâncias, carros funerários, veículos de delivery, ônibus e táxis e motoristas por aplicativos.

Rodízio de atendimento

O decreto municipal determina rodízio para atendimento presencial em bancos, lotéricas, supermercados e distribuidoras de bebidas. 

A sistemática vai funcionar da seguinte forma: 

 
  • Na segunda, quarta e sexta-feira, podem ser atendidos quem tem CPF que termina com 0,1,2,3 e 4;
  • Na terça e quinta-feira, e no sábado, pessoas com CPF finalizados em 5,6,7,8 e 9;
  • O domingo é liberado.

Outras regras do decreto

Entre as novas medidas anunciadas, a prefeitura também determinou que os serviços de hotelaria e hospedagem estão proibidos de abrir os serviços de alimentos. No caso, a alimentação deve ser feita por serviço de quarto.

Por não serem considerados serviços essenciais, os móteis também ficarão fechados a partir do dia 6 de julho.

Shoppings centers e congêneres também estão proibidos de funcionar, conforme determinação judicial. 

Ônibus

Nesse período até o dia 20 de julho, a prefeitura também determinou que a frota de ônibus esteja circulando em 100%, para evitar aglomeração dos passageiros.

A recomendação expressa em decreto é que nenhum usuário de ônibus adentre o veículo se não tiver crédito no cartão para passar a catraca. A justificativa é de que muitos aguardam na parte da frente do transporte até encontrarem um vendedor ambulante para fazer a recarga do cartão, o que pode tumultuar e ajudar na proliferação da covid-19.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet