Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
15:33:12
informe o texto

Notícias / Política

03/07/2020 às 12:08

Mauro avalia rodízio em Cuiabá confuso e falta de eficácia em toque de recolher

Segundo dados da própria prefeitura, a taxa de pessoas infectadas nas duas semanas de toque de recolher cresceu 171%

Camilla Zeni

Mauro avalia rodízio em Cuiabá confuso e falta de eficácia em toque de recolher

Foto: Michel Alvim/Assessoria

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), comentou nesta sexta-feira (3) sobre as recentes medidas de prevenção à covid-19 adotadas pela prefeitura de Cuiabá. Para o chefe do Executivo estadual, as novas diretrizes se apontam confusas e podem não ter tanta eficácia.

Nessa quinta-feira (2), o prefeito da capital, Emanuel Pinheiro (MDB), pegou a população de surpresa ao anunciar a implantação de rodízio de veículos e de pessoas para atendimentos em determinados setores econômicos. Em razão de não ter sido amplamente discutida e com antecedência, a sistemática não ficou clara para a população.

“Eu achei um pouco confuso, como a maioria da população, esse negócio de dia par, dia ímpar. Um negócio que as pessoas não entenderam direito. Eu vi muita gente criticando as medidas”, comentou o governador nesta sexta-feira, em entrevista à TVCA


Leia também: Cuiabá antecipa toque de recolher e implanta rodízio de veículos e de pessoas - entenda

Mauro Mendes também ponderou que é necessário avaliar a eficácia das medidas que estão sendo implantadas. A exemplo, citou o toque de recolher, que já está em vigor na capital há duas semanas.

“Esse negócio de fazer lockdown, toque de recolher a partir das oito da noite, abaixa o efeito. Eu não estou vendo muito efeito prático. Cuiabá hoje tem um alto nível de contaminação”, disse.

Conforme os dados da própria prefeitura, no dia 12 de junho, um dia antes do toque de recolher entrar em vigor, Cuiabá tinha 1.544 casos diagnosticados de covid-19, 338 pessoas internadas e 51 óbitos. Já nessa terça-feira (1º), quando acabou, formalmente, a medida - antes de ter sido prorrogada nessa quinta-feira -, a capital registrava 4.190 casos, 546 pacientes internados e 194 mortes. O crescimento na taxa de infectados foi de 171% em duas semanas.

Para o governador, é necessário que os municípios sem empenhem em melhorar o sistema de saúde, com a ampliação de leitos e o reforço na atenção básica de Saúde. O gestor ainda anunciou que o governo deve implantar, nos próximos dias, 50 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) na região metropolitana, e lembrou que o prefeito Emanuel Pinheiro se comprometeu a implantar outros 30. 

“Se ele abrir as 30 [UTIs] dele e nós abrirmos as 30 que tinhamos assumido e mais as 20 que colocamos como adicional, isso resolve um bom problema aqui na baixada cuiabana".
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet