Cuiabá, terça-feira, 04/08/2020
13:48:14
informe o texto

Notícias / Geral

03/07/2020 às 16:10

Fila de espera por leito de UTI em Cuiabá e VG chega a 82 pessoas nesta manhã

Na cidade vizinha, Várzea Grande, a prefeitura registrou 31 casos confirmados de covid-19 à espera de internação.

Eduarda Fernandes

Fila de espera por leito de UTI em Cuiabá e VG chega a 82 pessoas nesta manhã

Leito de UTI

Foto: Defensoria Pública de MT

Até a manhã desta sexta-feira (3), a Prefeitura de Cuiabá registrava 73 pacientes diagnosticados com a covid-19 à espera de um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Na cidade vizinha, Várzea Grande, a prefeitura registrou 31 casos confirmados de covid-19 à espera de internação, sendo que destes, nove aguardavam por UTI e 22 por leito de enfermaria.

Até o início desta tarde, Várzea Grande conseguiu regular sete desses pacientes, mas não especificou para quais tipos de leito. Informou ainda que nem todos são residentes do município. Até o final do dia, o município deve atualizar a situação. A lista de espera registrada por Cuiabá também tem pacientes vindos de outras cidades.

De acordo com o painel diário da covid-19 divulgado pela Prefeitura de Cuiabá, na noite dessa quinta (2) a Capital estava com 176 pacientes diagnosticados com o novo coronavírus internados em UTI e outros 96 casos suspeitos também em UTI. Em leito de enfermaria eram 121 casos confirmados e 162 suspeitos. Ao todo, 555 pessoas estavam hospitalizadas.

A Prefeitura de Cuiabá ainda informa que as solicitações dos leitos são feitas para a Central de Regulação, que regula o paciente de acordo com a disponibilidade de vagas. 


O boletim informativo divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), também na noite de ontem, apontava que Cuiabá dispunha de oito vagas de UTI adulto, sendo quatro no Hospital Estadual Santa Casa, duas no Hospital São Benedito de Cuiabá e duas no Hospital Universitário Júlio Muller. Além dessas, a Santa Casa também contava com sete UTIs infantis disponíveis e o antigo PS com cinco.

Já em Várzea Grande, no Hospital Metropolitano, havia três vagas.
 O Hospital e Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande estava 100% ocupado.

Ainda conforme a SES, ontem a taxa de ocupação dos leitos de UTI em todo o Estado estava em 94,2%. Já as enfermarias estavam 43,9% ocupadas.

Medidas
A Prefeitura de Cuiabá pontua que a previsão é abrir mais 40 leitos de UTI na próxima semana, mediante à chegada das bombas de infusão para que os leitos possam ser utilizados.

Várzea Grande, por sua vez, lembra que já apresentou 10 leitos de retaguarda, desde o dia 1º deste mês, para pacientes não-covid. O município faz atendimento ambulatorial para pacientes com o novo coronavírus, mas reforça que a internação é de responsabilidade dos hospitais referência credenciados.

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Adonis Lotufo Rebelo 06/07/2020 às 00:00

    E, agora Sr Emanuel Pinheiro, o que vai fazer. Deveria sair do cargo, não fez nenhum hospital de campanha em Cuiaba. Adonis Lotufo Rebelo

  • Ricardo 03/07/2020 às 00:00

    Onde vamos parar c essa pandemia. Só Jesus para nos ajudar????????????

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet