Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
06:55:00
informe o texto

Notícias / Geral

03/07/2020 às 19:00

Cultura em luto: morre aos 76 anos a imortal das letras Marília Beatriz

Marília foi uma das fundadoras da UFMT e presidiu a Academia Mato-grossense de Letras

Maria Clara Cabral

Faleceu nessa sexta-feira (03), a escritora e servidora aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Marília Beatriz de Figueiredo Leite, aos 76 anos. As informações são de que ela estava internada em Cuiabá com o novo coronavírus (Covid-19), mas a causa da morte não foi confirmada.

Marília presidiu a Academia Mato-grossense de Letras entre 2015 e 2017 e deixa grande legado literário. “Personagem fundamental na cena artística mato-grossense e grande batalhadora pela cultura em nossa universidade”, lamentou a UFMT, em nota.

Filha do escritor e jurista Gervásio Leite e de Nilce de Figueiredo Leite, Marília Beatriz nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de setembro de 1941.

“Autora de livros, uma das fundadoras da UFMT, mestre em comunicação e semiótica, e ocupante de uma cadeira na Academia Mato-Grossense de Letras, Marília Beatriz compartilhou seu conhecimento e ajudou a fortalecer a cultura e a educação em nosso Estado”, destacou nota da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (Secel).

Sempre presente e atuante na UFMT, Marília foi a primeira foi professora do Departamento de Artes por mais de 20 anos, Assessora da Reitoria, Diretora do Teatro Universitário e primeira Coordenadora de Cultura da UFMT, com atuação marcante no Cineclube Coxiponés na década de 1970, em trabalho integrado com o Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP).

Em dezembro de 2019, a instituição lançou o programa “A importância da Cultura nos 50 anos da UFMT”, com noite de autógrafos do último livro de Marília, “Corte de Vinho” (Editora Carlini & Caniato). O lançamento foi ocasião para uma série de homenagens a Marília Beatriz.

Uma síntese da homenagem foi atualizada na plataforma cultural da UFMT.

Cultura em luto

Minha amiga pessoal, privava da intimidade da minha casa e dividia comigo a sua inteligência aguçada. Seu último ato? Ora que pergunta! Montou uma “cesta básica” com livros a serem distribuídos pela Biblioteca Estevão de Mendonça. Que perda”, escreveu o escritor e advogado Eduardo Mahon.

Um dia de luto e muita tristeza para a cultura mato-grossense. Perdemos a professora e escritora Marília Beatriz. Nossa anja, como muitos diziam. Mais do que parceira de tantas ações, ela era uma referência que todos na Secel buscavam para legitimar ideias, aprender e celebrar”, lembrou a Secel, em nota.

Sua última missão conosco alimentou o corpo e a alma de muitos artistas que sofrem impedidos de executar suas atividades durante a pandemia. Sempre ativista, seu apoio foi fundamental para muitos outros projetos da Secretaria e de todo o setor. Nossos sentimentos aos familiares e à toda classe artística pela lastimável perda. A você, Marília, nosso eterno agradecimento pelos ensinamentos e pela caminhada que trilhou ao nosso lado”, complementou a pasta.

Outros artistas também se manifestaram nas redes sociais.

"Que o Mestre Jesus a acolha", disse o diretor do Cine Teatro Cuiabá Flávio Ferreira.

"Não tenho palavras", lamentou o ator Ivan Belém.


"Sempre tão desperta, engajada, alegre! Sempre tão generosa. Uma grande perda para todos nós...Vá em paz, amada. Você mora eternamente em nossos corações e sua arte reverbera mundo afora!", escreveu Estela Ceregatti.

"Que dia triste, meu Deus! Querida professora Marilia Beatriz Figueiredo Leite, descanse em paz. Você deixará muitas saudades", completou a maestrina Dorit Kolling, da UFMT.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet