Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
21:24:04
informe o texto

Notícias / Geral

03/07/2020 às 19:26

Emanuel admite que pode usar leitos de UTI Pediátricas para reduzir fila de espera

O que ocorre é que atualmente existem 15 UTIs Pediátrica cadastrada para atendimento de pacientes crianças com covid vazias há quase 90 dias

Alline Marques

Emanuel admite que pode usar leitos de UTI Pediátricas para reduzir fila de espera

Foto: Assessoria

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, informou que vai levar adiante o debate referente à utilização de leitos de UTI Pediátrica para atender adultos e idosos que estão na fila de espera dos pacientes com covid-19. 

O que ocorre é que atualmente existem 15 UTIs Pediátrica cadastrada para atendimento de pacientes crianças com covid, no entanto, em quase 90 dias, segundo Emanuel, estes leitos seguem vazios. "O que eu ponderei, e pondero, é que caso se agrave a situação da saúde, caso haja um colapso diário, não tem sentido manter leitos UTI Pediátricos vazios enquanto se tem adultos e idosos na fila ou morrendo", afirmou. 

O chefe do Executivo adiantou ainda que vai levar sim este debate para o Ministério Público Estadual, especialistas e para a Sociedade Mato-grossense de Pediatras, que chegou a emitir uma nota de repúdio ao prefeito. 

O assunto veio à tona após denúncia feita pela plantonista da UTI Pediátrica do antigo pronto-socorro, Margareth Cordeio, que acabou, inclusive, sendo removida para outro hospital. Ela teria relatado que respiradores da ala pediátrica teriam sido retirados para atender pacientes adultos, deixando assim, os leitos as UTIs sem eficiência para atendimento de casos covid. 

O prefeito negou que tenha ocorrido um desmonte da ala e disse que se trata de "equivoco" falar que estava desativando leitos da UTI pediátrica para atender pacientes covid. 

"Isto não é verdade. Agora o que eu pensei, é que em quase 90 dias, os 15 leitos de UTI pediátrica estão com taxa de ocupação zero, uma ou duas crianças estiveram nestas unidades. Eu sou pai, marido e filho, neto, tenho parentes e amo minha família como voês, acham justo ter 15 leitos vazios, enquanto os 40 adultos estão lotados, e não posso tirar um adulto e idoso da fila? Esta é uma realidade na rede e essa discussão estou levantando com o MP, com especialistas e com a Somape. Se não temos crianças temos que salvar a vida dos adultos", afirmou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Gisele 05/07/2020 às 00:00

    O prefeito esqueceu de dizer também que 5 desses leitos foram até reinaugurados por ele mas nunca de fato foram efetivados por falta de material e recursos humanos que a SMS não permitiu contratar. Hoje, se precisarem ocupar os 15 leitos pediátricos disponíveis terá que colocar os materiais que estão faltando e contratar pessoal (e tem funcionários da saúde com interesse em contrato só resta saber se a SMS quer contratar). Parece que contratos com OS tem sido de mais interesse para a gestão pública. Eu ainda não ouvi o governador falar sobre transformar os 10 leitos de UTI ped da Santa Casa em leitos Adulto, seria mais razoável uma vez que leitos de UTI no interior são escassos e os excedentes vem bater à porta do município de Cuiabá. Mas, tanto o prefeito quanto o governador, ao habilitarem leitos de UTI pediátrica, sabiam que a taxa de internação pediátrica por Covid é baixa, isso sempre foi amplamente discutido nas mídias desde o início da pandemia. Faltou planejamento.

  • Gisele 05/07/2020 às 00:00

    Corrigindo a informação: existe 1 única UTI Pediátrica com 15 leitos habilitados para covid-19, a do PSMC. Nem se juntarmos todas as UTIs pediátricas SUS do Estado inteiro atingiríamos a marca de 15 UTIs Ped.

 
Sitevip Internet