Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
13:32:39
informe o texto

Notícias / Polícia

05/07/2020 às 19:08

Operação da PM faz 3,1 mil dispersões e 1,6 mil notificações em MT

Policiais militares atuam principalmente em apoio as Prefeituras em barreiras sanitárias, fiscalização de bares, distribuidoras de bebidas e outros estabelecimentos comerciais

Eduarda Fernandes

Operação da PM faz 3,1 mil dispersões e 1,6 mil notificações em MT

Viatura

Foto: PMMT

Desde a sexta-feira (3), a Polícia Militar já fez 3.100 dispersões (acabou com festas, acampamentos e outros eventos) e 1.600 notificações em comércios com pessoas sem máscaras, em Mato Grosso. As ações fazem parte da operação de repressão a festas clandestinas, reuniões, encontros e outros eventos e atividades proibidas durante a pandemia, denominada “Dispersão II”, que ocorre nos 141 municípios do Estado.

A operação também já fez cerca de 950 conduções de pessoas às delegacias por insistência, resistência e reincidência no descumprimento de medidas de saúde pública (por fazer aglomerações, festas, não usar máscaras e outras situações).

As equipes atuam no policiamento e fiscalização independente sobre o uso obrigatório de máscaras, proibição de aglomerações, entre outras medidas, conforme estabelece os decretos estaduais 532 e 465/2020, os quais definem as atribuições da Polícia Militar durante o estado de calamidade pública em função da pandemia.


Só em Várzea Grande foram 38 conduções à delegacia e dispersada uma festa clandestina regada a bebida, drogas, presença de menores e até com apreensão de arma de fogo.

Em todas as regiões do Estado, policiais atuaram em apoio aos municípios, com conduções para delegacias, dispersões de pessoas aglomeradas e outras situações.

Em Barra do Garças (509 km de Cuiabá), a denúncia de uma festa de aniversário em uma chácara levou à prisão de um homem e apreensão de uma espingarda, além de 56 munições.  

Em Acorizal (62 km de Cuiabá), policiais militares deram apoio a agentes municipais na fiscalização de bares, distribuidoras de bebidas e outros. Na noite de sexta-feira, bares de três comunidades rurais foram notificados e fechados.

Na mesma noite, em Cuiabá, nos bairros CPA, policiais militares encontraram muitas pessoas aglomeradas em bares consumindo bebidas alcóolicas. Com o apoio da PM, fiscais da prefeitura fecharam os estabelecimentos comerciais, notificaram os proprietários e orientaram os consumidores a retornarem para suas casas. O mesmo ocorreu em dois bares do bairro Altos da Serra e diversas regiões da cidade.

Em Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá), junto com a Prefeitura do município, a PM montou barreiras, uma delas na chegada da cidade, próximo a comunidade Água Fria, fazendo abordagens de pessoas, orientação sobre medidas de restrição e prevenção ao coronavirus, além de vistoria e checagem de veículos.

O coronel Wankley Rodrigues, subchefe de Estado Maior e coordenador operacional da PM destaca que ações similares vêm ocorrendo desde março, quando foram decretadas as primeiras medidas. Ele observa que a operação que está em curso é a segunda, “Dispersão II”, com reforço nas atribuições próprias da PM no que se refere à pandemia, previstas em decretos estaduais, e em apoio aos municípios.

Rodrigues reforça que "o objetivo da PM não é multar comércios ou fazer conduções de pessoas a delegacias, mas de orientar, conscientizar sobre a gravidade do momento que o Estado está passando com o aumento do número de pessoas internadas e de mortes provocadas pela Covid-19".

 
Com informações da PMMT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet