Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
00:55:44
informe o texto

Notícias / Política

06/07/2020 às 12:00

CPI do Paletó deve ser finalizada na sexta e pode ter dois relatórios distintos

Como o relatório final está nas mãos do parlamentar tucano, os demais vereadores não descartam a possibilidade de virem a apresentar um relatório alternativo.

Leiagora

CPI do Paletó deve ser finalizada na sexta e pode ter dois relatórios distintos

Foto: Câmara de Cuiabá

Os vereadores de oposição e situação, integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada na Câmara Municipal de Cuiabá para investigar do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), não devem entrar em consenso quanto ao relatório final. A tendência é que dois documentos sejam apresentados nesta sexta-feira (10).

Isto porque, o relator do processo é o vereador Toninho de Souza (PSDB), que  integra a base governista, já o presidente e o membro da Comissão, vereadores Marcelo Bussiki (DEM) e Sargento Joelson (SD), fazem parte do bloco de oposição.

Como o relatório final está nas mãos do parlamentar tucano, os demais vereadores não descartam a possibilidade de virem a apresentar um relatório alternativo com a possibilidade, inclusive, de cassação ao chefe do Executivo Municipal.

“A nossa preocupação vem desde a primeira CPI, não só relacionada ao vereador Toninho, mas ao relatório que vai ser apresentado. Se o relatório não condizer com o que foi apurado nas oitivas e documentações colhidas, vai ser apresentado outro relatório. Entendemos que as oitivas foram contundentes em alguns pontos, e esses pontos não podem ficar fora do relatório, principalmente a questão da suposta propina”, enfatizou o presidente da CPI.

Neste caso, ambos os relatórios devem ser votados pelos membros da CPI. O vencedor é encaminhado à presidência da Casa de Leis, para que o documento seja remetido ao crivo do plenário.

Pinheiro está sendo investigado pelo Parlamento Municipal por suposto recebimento de propina, à época que respondia como deputado estadual, e ainda obstrução de justiça, devido a um áudio apreendido pela Delegacia Fazendária em sua residência, o qual apresenta uma conversa entre Silvio Cesar Correa, ex-chefe de gabinete do ex-governador Silval Barbosa, e Allan Zanata, ex-secretário de Estado.

A CPI foi instaurada devido ao vídeo em que o prefeito aparece recebendo maços de dinheiro das mãos de Silvio. Além do encaminhamento ao Ministério Público Estadual (MPE), o relatório pode sugerir ainda o afastamento do prefeito e a abertura de uma Comissão Processante no âmbito do Legislativo.

“Pode culminar em um pedido de afastamento com pedido ainda de abertura de uma comissão processante, ou seja, uma comissão de cassação de mandato, uma vez entendido que houve uma infração político administrativa pelo prefeito Emanuel Pinheiro. Esses encaminhamentos podem ser propostos sim”, finalizou Bussiki.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Antônio Carlos 08/07/2020 às 00:00

    Se esse caso claro de corrupção fosse na China o desfecho do processo sairia em 15 dias. Uma semana para as provas e evidências uma semana para análise, acusação, defesa, e conclusão e, no décimo quinto dia a execução.

 
Sitevip Internet