Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
20:19:06
informe o texto

Notícias / Geral

07/07/2020 às 07:01

Letalidade da covid-19 em Cuiabá é maior do que em 14 capitais

Levantamento apontou que, apesar de estar próxima da média nacional na letalidade de casos, a capital mato-grossense ainda é uma das últimas no ranking de casos fatais

Camilla Zeni

Letalidade da covid-19 em Cuiabá é maior do que em 14 capitais

Foto: Luiz Alves/Secom

Com 4.949 pessoas infectadas pela covid-19 até esse domingo (5), Cuiabá se tornou a 13ª no ranking das capitais com a taxa de letalidade mais alta em relação à doença. Apesar disso, a capital mato-grossense ainda fica um pouco abaixo da média nacional.

O levantamento foi feito pelo Radar Covid-19, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), com base em dados do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais de saúde.

Atualmente, considerando o número de mortos e de pessoas infectadas, a covid-19 se apresenta com a taxa de letalidade em 4,99% dos casos em Cuiabá. No Brasil, a média nacional é de 5,45%. 

Conforme os dados apresentados, Cuiabá ainda perde para Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES), que têm a taxa medida em 15,32%, 11,45% e 10,35%, respectivamente.

Primeiro epicentro da doença no Brasil, São Paulo ocupa hoje a 12ª posição no ranking das capitais, com a doença sendo considerada letal em 5,45% dos casos diagnosticados por lá. Hoje, de acordo com a Fiocruz, esse epicentro é Cuiabá. 

O fato de ser apontada como novo epicentro da pandemia leva em consideração o crescimento exponencial no número de mortos pela covid-19 em Cuiabá. É que, segundo o monitoramento das autoridades, Mato Grosso dobrou o número de óbitos em apenas nove dias - considerado um triste recorde nessa pandemia. 

Na semana passada o Leiagora apresentou um levantamento que apontou que de 1º a 30 de junho foram registradas 532 mortes em razão da covid-19 em Mato Grosso. O número representa crescimento de 898% e é o maior já registrado desde o início da pandemia na região. 

Apesar da gravidade da doença, que já resultou na ocupação de 97% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) destinados para tratamento da covid-19 em todo o Estado, Cuiabá ainda é uma das capitais com menos óbitos pela doença.

De acordo com o levantamento, apesar de ter registrado a morte de 247 pessoas em razão do coronavírus, a capital mato-grossense só registrou mais óbitos do que Goiânia (198), Belo Horizonte (176), Porto Alegre (113), Campo Grande (39), Palmas (22) e Florianópolis (18). Nessas capitais, a taxa de letalidade varia de 3,63% (em Porto Alegre) a 1% (em Palmas).
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet