Cuiabá, domingo, 09/08/2020
01:35:42
informe o texto

Notícias / Geral

07/07/2020 às 07:01

Letalidade da covid-19 em Cuiabá é maior do que em 14 capitais

Levantamento apontou que, apesar de estar próxima da média nacional na letalidade de casos, a capital mato-grossense ainda é uma das últimas no ranking de casos fatais

Camilla Zeni

Letalidade da covid-19 em Cuiabá é maior do que em 14 capitais

Foto: Luiz Alves/Secom

Com 4.949 pessoas infectadas pela covid-19 até esse domingo (5), Cuiabá se tornou a 13ª no ranking das capitais com a taxa de letalidade mais alta em relação à doença. Apesar disso, a capital mato-grossense ainda fica um pouco abaixo da média nacional.

O levantamento foi feito pelo Radar Covid-19, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), com base em dados do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais de saúde.

Atualmente, considerando o número de mortos e de pessoas infectadas, a covid-19 se apresenta com a taxa de letalidade em 4,99% dos casos em Cuiabá. No Brasil, a média nacional é de 5,45%. 

Conforme os dados apresentados, Cuiabá ainda perde para Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES), que têm a taxa medida em 15,32%, 11,45% e 10,35%, respectivamente.

Primeiro epicentro da doença no Brasil, São Paulo ocupa hoje a 12ª posição no ranking das capitais, com a doença sendo considerada letal em 5,45% dos casos diagnosticados por lá. Hoje, de acordo com a Fiocruz, esse epicentro é Cuiabá. 

O fato de ser apontada como novo epicentro da pandemia leva em consideração o crescimento exponencial no número de mortos pela covid-19 em Cuiabá. É que, segundo o monitoramento das autoridades, Mato Grosso dobrou o número de óbitos em apenas nove dias - considerado um triste recorde nessa pandemia. 

Na semana passada o Leiagora apresentou um levantamento que apontou que de 1º a 30 de junho foram registradas 532 mortes em razão da covid-19 em Mato Grosso. O número representa crescimento de 898% e é o maior já registrado desde o início da pandemia na região. 

Apesar da gravidade da doença, que já resultou na ocupação de 97% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) destinados para tratamento da covid-19 em todo o Estado, Cuiabá ainda é uma das capitais com menos óbitos pela doença.

De acordo com o levantamento, apesar de ter registrado a morte de 247 pessoas em razão do coronavírus, a capital mato-grossense só registrou mais óbitos do que Goiânia (198), Belo Horizonte (176), Porto Alegre (113), Campo Grande (39), Palmas (22) e Florianópolis (18). Nessas capitais, a taxa de letalidade varia de 3,63% (em Porto Alegre) a 1% (em Palmas).

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet