Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
17:26:58
informe o texto

Notícias / Política

07/07/2020 às 17:13

Proximidade de Pinheiro com Botelho gera ciúme na base e partidos buscam plano B

O Partido Verde (PV), por exemplo, garante que irá lançar candidatura própria se o emedebista não encarar a disputa.

Kamila Arruda

Proximidade de Pinheiro com Botelho gera ciúme na base e partidos buscam plano B

Foto: Assessoria

A possibilidade de o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) não disputar a reeleição neste ano esta fazendo com que os partidos de sua base aliada se articulem sozinhos para a eleição municipal. O Partido Verde (PV), por exemplo, garante que irá lançar candidatura própria se o emedebista não encarar a disputa.

O nome mais cotado, caso isso aconteça, é do ex-secretário municipal José Roberto Stopa. A medida é reflexo das últimas declarações do chefe do Executivo Municipal que, no início desta semana, afirmou não ter dificuldades em apoiar a candidatura do presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), para Prefeitura de Cuiabá.

Ao que parece a postura de Pinheiro não agradou aos partidos do arco de aliança. Isto porque, no início do ano 10 legendas já declararam apoio ao emedebista para a reeleição e o DEM é ligado ao governador Mauro Mendes, que tornou-se inimigo declarado do prefeito.

Membro do PV na Capital, o vereador Justino Malheiros garante que o partido estará com o prefeito até o último momento, apostando no projeto de reeleição do emedebista. No entanto, afirma que, caso o chefe do Executivo recue e venha apoiar outra possível candidatura, como a do deputado Botelho, o PV lançará projeto próprio, com o ex-secretário de Serviços Urbanos.

Justino destaca que essa discussão já avançou em reunião do PV, e enfatiza que uma candidatura a prefeito de Stopa daria trabalho para os concorrentes e tem reais chances de vitória, mas além disso, seria importante para o crescimento do partido no estado.

Vale ressaltar, entretanto, que o PV não é a única agremiação que possui esses mesmos planos. Diante da indefinição de Pinheiro, o PTB também já anunciou que poderá ter candidatura própria caso o chefe do Executivo não vá à reeleição. 

O mais cotado até então é o presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Misael Galvão (PTB). O nome do parlamentar foi referendado, inclusive, pelo ex-prefeito Chico Galindo, presidente do PTB em Mato Grosso. Porém, caso Pinheiro decole com o seu projeto de reeleição, a legenda garante apoio ao emedebista e ainda afirma que irá brigar pela vaga de vice. O mais cotado para isso é o vereador Adevair Cabral.

Além do PV e do PTB, Pinheiro ainda conta com o apoio do MDB; PP; PRTB; PSD; PSDB; PL; PSC; PSB; PMB; Republicanos e Avante.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet