Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
00:42:35
informe o texto

Notícias / Política

07/07/2020 às 11:00

Secretário de Saúde se recupera de covid-19 e anuncia viagem para buscar respiradores

Aparelhos foram comprados pelo governo em março e ainda não foram entregues; caso acabou no STF

Camilla Zeni

Secretário de Saúde se recupera de covid-19 e anuncia viagem para buscar respiradores

Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

O secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, já está apto para voltar ao trabalho, depois de ter sido testado positivo para o novo coronavírus. Nesta terça-feira (7), o gestor usou sua conta no Instagram para anunciar: “venci a covid-19”. 

Gilberto recebeu o diagnóstico no dia 25 de junho, sendo o primeiro secretário do governo a testar positivo para doença. Dias depois, outros três servidores do primeiro escalão também viriam a ter o diagnóstico da covid-19. 

De acordo com o gestor, todos os 14 dias de isolamento foram cumpridos de forma domiciliar, apesar de ter relatado, na semana passada, desconforto em razão da doença. Ao contrário do que se chegou a especular, ele também não precisou ficar internado. Agora, duas semanas depois, um novo exame já apontou negativo para a doença, de forma que Gilberto foi considerado apto para retornar às atividades. 

Leia também - Letalidade da covid-19 em Cuiabá é maior do que em 14 capitais

“Agradeço imensamente todas as mensagens de conforto e as orações pelo meu restabelecimento. Peço desculpas por não ter conseguido responder a todas mensagens e aos telefonemas recebidos”, escreveu em sua mensagem. 

Garantindo estar “100%”, Gilberto também anunciou uma nova missão pós-recuperação: o gestor deve viajar até São Paulo para tentar viabilizar a entrega de 50 aparelhos de respiração mecânica para Mato Grosso. 


Saiba mais: Ampliação de mais de 100 leitos de UTI em MT esbarra na falta de mão de obra

Esses aparelhos foram comprados pelo governo no mês de março, e não foram entregues em razão da requisição administrativa feita pelo Ministério da Saúde para a fabricante. O caso chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF), que, em várias decisões, determinou a entrega dos respiradores para Mato Grosso. Os itens foram comprados por pouco mais de R$ 2 milhões, segundo o Portal da Transparência.

Cabe destacar que, atualmente, Mato Grosso é considerado o epicentro da pandemia da covid-19 no Brasil, em razão do crescimento exponencial de óbitos e novos casos em curto prazo.

O Estado também enfrenta colapso no sistema de saúde, com 93% das Unidades de Terapia Intensiva ocupadas. O plano do governo é liberar 100 novos leitos nos próximos dias, mas a gestão encontra dificuldades em encontrar insumos e mão de obra.

Confira o anúncio do secretário:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Gilberto Figueiredo (@gilbertofigueiredo) em



 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet