Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
09:30:24
informe o texto

Notícias / Geral

08/07/2020 às 07:45

Sintep cita medo de golpe e se diz apreensivo sobre retorno de aulas não presenciais

Sindicato quer saber como aulas remotas vão funcionar e teme que anúncio seja apenas para atrasar contratação de professores

Camilla Zeni

Sintep cita medo de golpe e se diz apreensivo sobre retorno de aulas não presenciais

Foto: Seduc MT

Pego de surpresa com o anúncio do governo sobre a retomada das aulas estaduais de forma não presencial, o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep) de Mato Grosso se disse apreensivo com a notícia. A entidade teme a forma como a medida vai ser adotada e, ainda, a incerteza quanto a situação dos professores interinos. 

Conforme o Leiagora tem noticiado, os professores que trabalham na rede estadual por meio de contrato ficaram prejudicados financeiramente nesse ano,em razão da pandemia da covid-19. 

O caso aconteceu porque, poucos dias antes da contratação e das atribuições de turmas, as aulas foram suspensas. O governo anunciou, no dia 3 de julho, que a previsão é de que elas retornem no dia 3 de agosto, de forma não presencial. 

Leia também - Deputados derrubam veto e mantém auxílio de R$ 1,1 mil aos professores interinos

“Tomamos conhecimento da medida do retorno às aulas, anunciada pelo governo do estado, através da imprensa. O Sintep não foi chamado para participar dessa discussão e estamos cobrando para que o governo publique os procedimentos de retorno às aulas, no diário oficial, para que possamos saber como se dará esse processo”, informou, por meio de nota, o presidente do sindicato, Valdeir Pereira.

O representante também avaliou que os professores temem que o governo do estado prepare “mais um golpe” contra a classe, uma vez que o Estado ainda não se posicionou sobre a contratação desses profissionais que ficaram prejudicados. Pereira ainda disse esperar que o anúncio do governo em relação às aulas não seja uma forma de adiar a contratação dos professores. 

Já em relação à aula não presencial em si, o Sintep também pediu mais informações sobre como o novo programa irá funcionar. O sindicato observou que tanto o professor quanto o aluno precisam se preparar para esse acesso de remoto, considerado importante nesse momento de avanço da pandemia, já que diminui o risco de contaminação que ainda é presente quando os estudantes vão ao colégio retirar os materiais impressos. 

Retorno das aulas

A volta das aulas foi anunciada pelo governo no dia 3 de julho, depois de três meses sem as atividades presenciais. Outras datas já tinham sido cogitadas, mas para retorno presencial, o que se mostrou inviável devido a covid-19.

De acordo com o governo, a oferta das aulas de forma não presencial foi a medida encontrada pela Secretaria de Educação para garantir que os alunos não percam todo o ano letivo. Segundo a secretaria, esse período deve contar no calendário escolar.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet