Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
21:45:50
informe o texto

Notícias / Política

11/07/2020 às 08:02

Emanuel culpa falta de preparo do interior: MT como epicentro era ‘morte anunciada’

Prefeito de Cuiabá observou que municípios não têm estrutura para combater a covid e pacientes acabam sobrecarregado a capital

Camilla Zeni

Emanuel culpa falta de preparo do interior: MT como epicentro era ‘morte anunciada’

Foto: Luiz Alves/Secom

A falta de estrutura para combater a pandemia da covid-19 no interior de Mato Grosso não apenas sobrecarregou o sistema de saúde de Cuiabá, como também deu ao estado o status de epicentro da doença no Brasil. A avaliação foi feita pelo prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro (MDB).

Conforme o prefeito, quase 70% dos atendimentos realizados no sistema de saúde de Cuiabá são para pacientes que moram no interior do Estado. Isso é reflexo, segundo ele, da falta de estrutura dos municípios e resultado de uma má preparação do governo do Estado para enfrentar a pandemia.

“Mato Grosso, a região centro-oeste ser epicentro, já era uma morte anunciada, uma notícia esperada previamente. Em relação a Mato Grosso, a interiorização do vírus é uma coisa que eu mesmo vinha anunciado há muito tempo. Há uma desestruturação do sistema de saúde no interior do estado e o centro-oeste não foge muito à regra”, comentou o gestor, durante entrevista à CNN Brasil, nesta sexta-feira (10).

Leia também - Juiz prorroga quarentena por mais uma semana em Cuiabá e VG

O gestor destacou que, no início da pandemia, mais de 70% dos casos estavam na capital, enquanto, atualmente, a situação se inverteu, sendo Cuiabá responsável por pouco mais de 20% dos pacientes infectados.

“Ontem fechamos aqui que, só nos leitos exclusivos para covid-19 que a capital disponibiliza para a população, que são 95, 60% ontem eram do interior do Estado e tenho certeza que não é muito diferente nos leitos privados”, apontou.

O prefeito também voltou a alegar ser injusta a decisão judicial que obrigou quarentena para a população cuiabana, uma vez que a maior parte dos municípios do interior do estado seguem com as atividades liberadas. 

“Do ponto de vista político, devemos ter a conscientização de que precisamos não sobrecarregar e não demonizar Cuiabá. A partir do momento que decisões judiciais, sem nenhum respaldo técnico, querem determinar medidas para a Capital e a região metropolitana, e deixam aberto todo o interior, é injusto”, avaliou o prefeito.

Emanuel aproveitou a oportunidade para ressaltar sua opinião contra a decisão judicial, argumentando que haveria uma invasão de competência por parte do Judiciário. Contudo, essas alegações já foram apresentadas no Tribunal de Justiça e no Supremo Tribunal Federal (STF), sendo que as duas cortes negaram os recursos do município.

Atualmente a prefeitura aguarda a análise de uma última reclamação, que está nas mãos do ministro Gilmar Mendes. Nela, o prefeito também alegou a invasão de competência, argumentando que o STF já havia reconhecido a autonomia dos gestores municipais para adotarem as medidas contra a pandemia.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet