Cuiabá, domingo, 09/08/2020
19:17:53
informe o texto

Notícias / Política

10/07/2020 às 14:35

Líder se adianta e apresenta requerimento criando nova CPI na Câmara

Intitulada por ele de CPI da Central de Regulação, o documento possui nove assinaturas, número suficiente que o regimento interno impõe.

Leiagora

Líder se adianta e apresenta requerimento criando nova CPI na Câmara

Foto: Brunna Maria / Secom Câmara

A fim de evitar a instauração de uma nova Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra a administração municipal, o líder do governo na Câmara de Cuiabá, vereador Luis Claudio (Progressista), já protocolou um requerimento pedindo a abertura de um procedimento para investigar irregularidades no atendimento a pacientes durante este período de pandemia, causado pelo novo Coronavírus (Covid-19).

Intitulada por ele de CPI da Central de Regulação, o documento possui nove assinaturas, número suficiente que o regimento interno impõe. Ela foi protocolada logo após o encerramento da chamada CPI do Paletó.

“A CPI da Central de Regulação tem como objetivo investigar o protocolo de atendimento, liberação e quantidade de leitos disponíveis a pacientes da Covid-19, em leitos de enfermarias e UTI`s no âmbito municipal de Cuiabá”, destaca o vereador.

A investigação será instaurada com base em denúncias, as quais relatam que os médicos das policlínicas municipais não estão realizando exames para diagnosticar a gravidade do avanço da Covid-19 em cada paciente. Apenas determinando que, após o resultado positivo para a contaminação do vírus, o paciente fique em isolamento em casa, sendo medicado com paracetamol e nimesulida, sendo avaliada a gravidade somente se houver dificuldade em respirar.

Constam também relatos de pessoas que chegaram à Policlínica do Verdão já apresentando sintomas graves e não foram encaminhadas a nenhum hospital, ocasionando óbito dos pacientes.

“Desta forma, o intuito da instauração da CPI é avaliar os protocolos de atendimento que estão sendo seguidos nas policlínicas, UPA's e hospitais, para pacientes que apresentam sintomas da Covid-19, sendo eles graves ou não. Bem como a disponibilidade dos leitos de UTI na capital, conforme as denúncias recebidas, como também noticiadas na mídia local”, explica o vereador Luis Claudio.

Por entender que a equipe multidisciplinar pertence à Central de Regulação, seja ela do município de Cuiabá ou do Estado de Mato Grosso, responsável pelo fluxo interno de atendimento, bem como a que define as medidas a serem tomadas pelos casos suspeitos novo Coronavírus, a CPI solicitará informações e dados concretos sobre o protoloco e encaminhamento utilizado no atendimento dos casos relacionados a Covid-19.

Vale lembrar que, a Casa de Leis só pode contar com cinco CPIs concomitantemente. Com o encerramento da CPI do Paletó, abriu uma vaga, a qual deve ser preenchida por essa apresentada por Luis Claudio.

Ocorre que há algumas semanas o vereador Abílio Junior também apresentou um requerimento sugerindo a abertura de uma CPI para apurar os gastos do Executivo Municipal no combate ao coronavírus. Como já haviam cinco Comissões em curso, o seu requerimento foi arquivado, assim como o pedido do vereador Toninho de Souza (PSDB), que pretendia criar a CPI da coleta de lixo.
Com informações da assessoria

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet