Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
20:40:10
informe o texto

Notícias / Política

10/07/2020 às 14:35

Líder se adianta e apresenta requerimento criando nova CPI na Câmara

Intitulada por ele de CPI da Central de Regulação, o documento possui nove assinaturas, número suficiente que o regimento interno impõe.

Leiagora

Líder se adianta e apresenta requerimento criando nova CPI na Câmara

Foto: Brunna Maria / Secom Câmara

A fim de evitar a instauração de uma nova Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra a administração municipal, o líder do governo na Câmara de Cuiabá, vereador Luis Claudio (Progressista), já protocolou um requerimento pedindo a abertura de um procedimento para investigar irregularidades no atendimento a pacientes durante este período de pandemia, causado pelo novo Coronavírus (Covid-19).

Intitulada por ele de CPI da Central de Regulação, o documento possui nove assinaturas, número suficiente que o regimento interno impõe. Ela foi protocolada logo após o encerramento da chamada CPI do Paletó.

“A CPI da Central de Regulação tem como objetivo investigar o protocolo de atendimento, liberação e quantidade de leitos disponíveis a pacientes da Covid-19, em leitos de enfermarias e UTI`s no âmbito municipal de Cuiabá”, destaca o vereador.

A investigação será instaurada com base em denúncias, as quais relatam que os médicos das policlínicas municipais não estão realizando exames para diagnosticar a gravidade do avanço da Covid-19 em cada paciente. Apenas determinando que, após o resultado positivo para a contaminação do vírus, o paciente fique em isolamento em casa, sendo medicado com paracetamol e nimesulida, sendo avaliada a gravidade somente se houver dificuldade em respirar.

Constam também relatos de pessoas que chegaram à Policlínica do Verdão já apresentando sintomas graves e não foram encaminhadas a nenhum hospital, ocasionando óbito dos pacientes.

“Desta forma, o intuito da instauração da CPI é avaliar os protocolos de atendimento que estão sendo seguidos nas policlínicas, UPA's e hospitais, para pacientes que apresentam sintomas da Covid-19, sendo eles graves ou não. Bem como a disponibilidade dos leitos de UTI na capital, conforme as denúncias recebidas, como também noticiadas na mídia local”, explica o vereador Luis Claudio.

Por entender que a equipe multidisciplinar pertence à Central de Regulação, seja ela do município de Cuiabá ou do Estado de Mato Grosso, responsável pelo fluxo interno de atendimento, bem como a que define as medidas a serem tomadas pelos casos suspeitos novo Coronavírus, a CPI solicitará informações e dados concretos sobre o protoloco e encaminhamento utilizado no atendimento dos casos relacionados a Covid-19.

Vale lembrar que, a Casa de Leis só pode contar com cinco CPIs concomitantemente. Com o encerramento da CPI do Paletó, abriu uma vaga, a qual deve ser preenchida por essa apresentada por Luis Claudio.

Ocorre que há algumas semanas o vereador Abílio Junior também apresentou um requerimento sugerindo a abertura de uma CPI para apurar os gastos do Executivo Municipal no combate ao coronavírus. Como já haviam cinco Comissões em curso, o seu requerimento foi arquivado, assim como o pedido do vereador Toninho de Souza (PSDB), que pretendia criar a CPI da coleta de lixo.
Com informações da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet