Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
23:46:40
informe o texto

Notícias / Geral

13/07/2020 às 09:00

Com 100% das UTIs para covid-19 ocupadas, Emanuel abre mais 20 leitos para Cuiabá

Na noite desse domingo, Cuiabá tinha apenas uma vaga de UTI disponível, segundo o governo do Estado

Camilla Zeni

Com 100% das UTIs para covid-19 ocupadas, Emanuel abre mais 20 leitos para Cuiabá

Foto: Assessoria

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), anunciou na manhã desta segunda-feira (13) a entrega de 20 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para a capital. Essas unidades fazem parte de um compromisso de abertura de 30 leitos firmados com o governo do Estado, para combate à covid-19.

De acordo com o prefeito, as novas unidades já estarão em funcionamento nesta segunda-feira, sendo feita, portanto, a transferência de pacientes que aguardam na lista da central de regulação.

Na noite desse domingo (12), conforme divulgado pelo governo do Estado, Cuiabá já tinha 97% das suas UTIs ocupadas no Hospital Municipal São Benedito e 100% dos leitos disponibilizados no hospital de referência, o antigo Pronto-Socorro. A prefeitura também divulgou que 533 pacientes estavam internados até aquele momento, seja em enfermarias ou UTIs.

Segundo o prefeito Emanuel Pinheiro, as outras 10 unidades que foram prometidas para o governo estão prontas, mas aguardam mais um equipamento para serem liberadas: bombas de infusão. O prefeito aproveitou uma transmissão ao vivo nesta manhã para pedir que, hospitais privados, prefeituras ou governo, quem tiver disponível o mecanismo, doe para Cuiabá. 

Ainda segundo o prefeito, a dificuldade na compra de respiradores foi driblada com apoio do deputado federal Emanuelzinho Neto (PTB), que conseguiu, ao todo, 40 itens para Cuiabá. Conforme o Leiagora havia noticiado, a prefeitura chegou a iniciar a compra de 50 aparelhos de respiração mecânica, pelo valor de R$ 3 milhões, mas cancelou o contrato posteriormente. 

Cabe destacar que, atualmente, Mato Grosso disponibiliza, no total, 285 UTIs para covid-19, sendo que, desses, 95 são do município de Cuiabá, ou seja, 33%. Já sob a gestão estadual estão 148 leitos, sendo os demais de responsabilidade de outras prefeituras.

No fechamento do boletim informativo do governo desse domingo, havia apenas uma vaga na capital, sendo ela no Hospital Municipal São Benedito.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet