Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
09:47:36
informe o texto

Notícias / Judiciário

13/07/2020 às 15:00

Ministério Público investiga discriminação contra mulheres em concurso da PM de MT

Segundo o edital do concurso, apenas 10% das vagas eram destinadas às candidatas do sexo feminino

Camilla Zeni

Ministério Público investiga discriminação contra mulheres em concurso da PM de MT

Foto: Haillyn Heiviny/Secom

O Ministério Público de Mato Grosso abriu um inquérito para apurar suposto tratamento discriminatório nos concursos públicos de ingresso na Polícia Militar do Estado. Conforme o órgão, isso acontece por meio do número restrito de vagas a serem ocupadas por mulheres.

O promotor de Justiça Alexandre Guedes, responsável pelo procedimento, explica que chegou ao órgão uma denúncia de discriminação de gênero no edital do Curso de Formação de Oficiais ofertado em 2014, por meio do qual o Estado limitou em 10% das vagas a participação de candidatas do sexo feminino.

De acordo com as normativas de ingresso na carreira militar, dispostas na Lei Complementar 529/2014, a limitação existente é de 20% das vagas previstas no edital.

Leia também - Barreiras sanitárias devem ser estendidas e kit covid distribuídos nesta semana

Guedes destaca que essas limitações violam o princípio da igualdade disposto na Constituição Federal e contraria ainda a Convenção sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, da Organização das Nações Unidas, assinada pelo Brasil. 

"A situação sob exame configura aparente  lesão ao direito fundamental de igualdade gravado no Art. 5º, I, da Constituição da República, bem como, ao princípio da dignidade da pessoa humana, além de ofensa ao dever que possui a administração direta e indireta de obedecer aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência", afirma o promotor, ao determinar a apuração do caso, no dia 10 de julho.

De acordo com a assessoria da PMMT, atualmente a corporação conta com 573 policiais femininas, sendo 100 delas oficiais e 473 praças (soldado, cabo ou sargento).

Outro lado
Por meio da assessoria, a Secretaria de Estado de Segurança Pública informou que ainda não foi notificada sobre a investigação.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet