Cuiabá, sábado, 08/08/2020
16:22:23
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

13/07/2020 às 17:12

Ministros da Agricultura das Américas mostram preocupação com barreira comercial

Eles ressaltaram a necessidade de evitar barreiras comerciais desnecessárias neste momento de pandemia

Leiagora

Ministros da Agricultura das Américas mostram preocupação com barreira comercial

Foto: Arquivo pessoal

Ministros e secretários da Agricultura de países das Américas, reunidos nesta segunda-feira (13), em videoconferência, ressaltaram a necessidade de evitar barreiras comerciais desnecessárias que possam prejudicar a agricultura neste momento de pandemia.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, avaliou que "é preciso distinguir o necessário esforço que todos fazemos para assegurar a proteção de nossas populações, tomando as medidas necessárias para prevenir a disseminação do vírus, de medidas sem qualquer base científica que possam gerar insegurança, incerteza e desinformação".

No encontro, ela ressaltou que não há qualquer evidência científica que sustente a tese de que o vírus se espalha pelos alimentos.

A 2ª Reunião Hemisférica de Ministros e Secretários de Agricultura foi promovida pelo secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural do México, Víctor Villalobos, co-organizada pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

Conforme o Ministério, Tereza Cristina disse também que um dos efeitos da atual pandemia deverá ser o aumento das discussões sobre sustentabilidade e sanidade, o que poderá trazer mais rigor quanto a padrões técnicos, sanitários e fitossanitários, além de aumentar as exigências de certificação, rastreabilidade, rotulagem, embalagens dos produtos e requisitos privados.

O secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Sonny Perdue, ainda conforme a nota, manifestou preocupação com medidas impostas por alguns países que restringem importações, como a exigência de testes de Covid nos portos de entrada e "outras medidas que não concordam com a ciência conhecida sobre o assunto".

A ministra de Agricultura do Canadá, Marie Claude Bibeau, disse que o comércio aberto e transparente é chave para manter uma cadeia de abastecimento estável. "Acreditamos que devem ser evitados os constrangimentos desnecessários, bem como aumento de taxas, impostos e outras barreiras. Isso poderia aumentar o preço dos alimentos, causando escassez e desperdício dos alimentos, com consequências muito negativas para os agricultores", ressaltou.

Ao final do encontro, os ministros aprovaram um posicionamento conjunto reafirmando sua intenção de promover a seguridade alimentar e nutricional das populações durante a pandemia.Também participaram do encontro os ministros e secretários de Honduras, da Nicarágua, do Equador, do Peru, de São Vicente e Granadinas, da República Dominicana e do Chile.
Estadão Conteúdo

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet