Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
17:17:56
informe o texto

Notícias / Geral

15/07/2020 às 15:25

Idosa de 71 anos e diabética aguarda médico vascular por 5 dias no HMC

A Prefeitura de Cuiabá informou que a demora se deve à grande demanda e tinham 48 pacientes na mesma situação para serem avaliados

Eduarda Fernandes

Idosa de 71 anos e diabética aguarda médico vascular por 5 dias no HMC

Foto: Assessoria

Dona Rosália Augusta de assunção, 71 anos, precisou esperar por cinco dias para conseguir o atendimento com um médico vascular. Ela está internada desde sexta-feira (10) no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) à espera de um médico vascular e somente após a filha Marilza Augusta de Assunção, 35 anos, pedir ajuda para sua mãe é que o atendimento ocorreu nesta quarta-feira (15).

Diabética, dona Rosália sofreu um acidente doméstico e machucou o pé. Só percebeu quando o ferimento já estava infeccionado. “Estou com minha mãe internada há cinco dias aguardando um vascular. Conforme foi passando os dias aqui fui observando que tem muito mais pacientes precisando de um vascular também. Ela chegou aqui com um ferimento leve no pé, fácil de resolver. E trouxe ela para cá para cuidar do pé dela e chegou aqui ela não teve esse cuidado. O pé dela necrosou aqui dentro. Ela está correndo risco hoje de amputar o pé porque não tem médico, não tem vascular”, relata Marilza em entrevista ao Leiagora.

A filha conta que já procurou a direção do hospital, ouvidoria e com o Núcleo Interno de Regulação (NIR) e diariamente recebe a informação de que sua mãe será atendida pelo vascular.

“E nada desse vascular. Ontem falei que ia chamar a imprensa, eles correram, foram lá trocar o lençol de cama, colocar soro. Minha mãe não sofria de pressão e aqui dentro a pressão dela só está alta. Minha mãe não tomava insulina, tomava outro remédio, e aqui dentro estão aplicando insulina nela. Então assim, eu estou sentindo que trouxe a minha mãe para morrer e não para cuidarem dela”, desabafa.

Marilza ressalta que sua mãe, pela idade e por ser diabética, pertence ao grupo de risco para a covid-19, mas diante da falta de atendimento médico especializado, dona Rosália fica impedida de ir para casa. “Fica presa aqui, ocupando leito de hospital porque não tem médico. Eu já me propus em até reunir a família e pagar o vascular para vir até aqui para usar a estrutura do hospital, porque eu não tenho condições de tirar ela daqui, eles não deixam e não me indicam um hospital que tenha”.

Antes de ir para o HMC, Marilza conta que levou a mãe, na última segunda (6), ao PSF do bairro Nova Esperança 1, em Cuiabá. “A doutora que avaliou ela lá já falou que ela teria que fazer um desbridamento do dedo, que é uma limpeza no ferimento e depois poder encaminhar para casa. Aí ela me mandou para a policlínica do Pedra 90, mas lá nos mandaram aguardar o vascular em casa e nisso o pé foi agravando. Foi então que eu voltei na policlínica e falei que só sairia de lá quando me encaminhassem para o médico. Aí eles me mandaram para o HMC”.

Outro lado

Sobre os pacientes que aguardam avaliação vascular no HMC, a Empresa Cuiabana de Saúde Pública esclarece que:

- Os pacientes citados estão internados e recebem todo o respaldo necessário para restabelecimento de sua saúde. 

-A demora nos procedimentos vascular dos mesmos, se dá a grande demanda do Estado inteiro que tem sido absorvida pelo HMC. Como ao todo, 
haviam 48 pacientes na mesma situação para serem avaliados nessa semana, os atendimentos foram coordenados por níveis de complexidade e agravamento de urgência e emergência - Onde o último grupo, nos quais se incluem os citados, serão avaliados nesta quarta-feira (15).

- Mediante a pandemia e o aumento de pacientes, a diretoria do hospital vem encontrando dificuldade em ampliar a equipe de especialistas. Nesse contexto, a Secretaria Municipal de Saúde enviou médicos da especialidade do seu quadro próprio de servidores minimizando a deficiência, de modo a não permitir desassistência completa aos pacientes internados. 

- Contudo, cabe destacar ainda, que as cirurgias necessárias para a especialidade estão sendo realizadas, mas em tempo mais prolongado que o habitual e respeitando sempre os atendimentos de urgência. 

- Tratativas para a recomposição imediata da equipe de cirurgia vascular estão em andamento.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet