Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
07:43:58
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

15/07/2020 às 12:37

Nuvem do 'coronavírus' chegou em MT

De acordo com o gestor, mapa da doença aponta interiorização da covid-19; centro-oeste ainda vai ter dias amargos

Leiagora

Nuvem do 'coronavírus' chegou em MT

Foto: Mayke Toscano/Secom

Assim como a nuvem de gafanhotos se moveu da Argentina em direção ao Brasil, a covid-19 se moveu do sudeste em direção ao interior do país e, agora, atinge de forma mais violenta a região centro-oeste. Essa foi a comparação do secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, para explicar um dos motivos pelos quais Mato Grosso está no epicentro do coronavírus no país.

No início da pandemia, o discurso que se ouvia no governo do Estado sugeria que a situação da covid-19 não seria tão grave em Mato Grosso, apesar de não ser confortável. No entanto, desde o mês de junho, o Estado tem visto crescer substancialmente o número de pessoas infectadas e de óbitos em decorrência da doença. E o pior, o colapso no sistema de saúde que não tem UTI para atender a demanda de pacientes. 

Para o gestor o fenômeno se deu em razão do comportamento da doença no país. Desde os primeiros registros da covid-19 em Mato Grosso, Gilberto vinha afirmando que não era possível garantir como seria o cenário da doença no centro-oeste, porque projeções já tinham sido descartadas, mostrando que a doença era imprevista.

“Quando a gente olha a infecção no mapa a gente nota que ela veio do sudeste, e está avançando para o centro-oeste. Por isso os estados que estão no centro-oeste estão em franco crescimento de casos. O vírus vem caminhando para o interior do Brasil e nós, nesse momento, estamos nesse circuito. Nós estamos parecidos com a nuvem de gafanhotos, que vem e vem avançando em tudo”, avaliou o gestor.

A melhor saída para conter a infecção seria o isolamento social, mas a população não respeita: "as pessoas estão circulando e não estamos conseguindo controlar a infecção num nível ideal para que esteja alinhada à capacidade assistencial dos hospitais de referência”, finalizou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet