Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
16:54:29
informe o texto

Notícias / Geral

15/07/2020 às 10:33

Com 65% da população sem cumprir isolamento, pandemia deve se arrastar até novembro

O isolamento ideal para ajudar a conter a covid-19 é de 60%, no entanto, o estado está bem longe deste número

Camilla Zeni

Com 65% da população sem cumprir isolamento, pandemia deve se arrastar até novembro

Foto: Tchélo Figueiredo/Secom

Apesar de conviver com a pandemia da covid-19 há, pelo menos, quatro meses, e de todos os alertas das autoridades reforçando a necessidade do isolamento social, a população mato-grossense não tem feito a sua parte. A estimativa do governo do Estado é de que apenas 35% dos moradores cumprem quarentena. 

De acordo com o secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, com esse comportamento da população, a pandemia deve trazer preocupações no estado até, pelo menos, novembro. A projeção foi feita durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (15).

O gestor apontou que os maiores níveis de isolamento social em Mato Grosso são registrados apenas nos finais de semana, quando cerca de 50% da população permanece em casa. Contudo, em dias de semana, o número cai drasticamente para 35%, quando o ideal para ajudar a conter a covid-19 é em torno de 60%. 

“Vamos amargar um desconforto com esse comportamento. Teremos uma curva ascendente. Ainda vai continuar aumentando o número de casos até que a gente consiga chegar em um platô e depois a queda vai ser lenta”, avaliou o secretário. A palavra “platô” dita pelo gestor é usada para representar o momento em que a curva da doença começa a envergar, apontando uma queda de casos.

Na avaliação de Gilberto, a pandemia pode se estender até novembro, considerando as medidas adotadas pelos municípios e a não obediência da população para as recomendações das autoridades. “Essa é a opção que a população está fazendo, e as decisões, hoje, emanadas dos poderes Executivos não têm sido tão eficaz a ponto de fazer uma quarentena perfeita ou promover um isolamento social na expectativa que nós esperamos”, ele disse.

Conforme os dados do governo do Estado, apenas entre os dias 11 e 14 de julho foram 110 mortes e 1.352 novos pacientes diagnosticados com a covid-19. 

Cabe destacar que em 14 de maio o governo anunciava 734 diagnósticos positivos do novo coronavírus e 24 mortes. Já em 14 de junho já eram registrados 6.108 pessoas com covid-19 e 213 óbitos. Nessa terça-feira (14), os dados já apontavam 29.918 casos e 1.157 pessoas que perderam a vida em decorrência da doença.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet