Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
08:59:04
informe o texto

Notícias / Geral

18/07/2020 às 14:00

Projeto que disponibiliza testes de covid-19 no hemocentro é inviável, avalia diretora

Proposta foi apresentada na Assembleia Legislativa, com o intuito de aumentar o banco de sangue do estado

Camilla Zeni

Projeto que disponibiliza testes de covid-19 no hemocentro é inviável, avalia diretora

Foto: Tchélo Figueiredo/Secom

Um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) pretende incentivar a doação de sangue no Estado por meio de uma “troca”. A pessoa que procurar o Hemocentro estadual como voluntária poderá fazer, de forma gratuita, um teste para covid-19. Para a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, o projeto se mostra inviável.

Conforme o Leiagora divulgou, a proposta foi feita pelo deputado estadual Elizeu Nascimento (DC) com a legítima intenção de alavancar a doação de sangue no estado, considerando que, com a pandemia da covid-19, as doações diminuíram quase pela metade.

Segundo o MT Hemocentro, enquanto em março o banco de sangue registrou 1.101 doações, em junho foram 733.

Contudo, a diretora do MT Hemocentro explica que a própria legislação e a regulação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbem que a doação de sangue seja vinculada a alguma troca.

“É errado você associar um exame que a população toda está querendo testar à doação de sangue. Fazer esse vínculo é muito delicado e, falando sanitariamente, não é interessante. O risco de uma pessoa que não está apta fazer essa doação mesmo assim é muito grande”, avalia, ao Leiagora, a diretora.

A gestora conta que, há cerca de 30 anos, os hemocentros chegaram a ofertar, por exemplo, testes para HIV, o que levou a um aumento na procura do local para doarem sangue com o objetivo de se testarem. No entanto, em razão da janela imunológica, os bancos passaram a liberar os resultados dos exames mais tardiamente.

Gian Carla lembra ainda que, apesar da covid-19 não ser uma doença transmitida pelo sangue, o vírus é altamente contagioso. Com isso, se uma pessoa com suspeita de covid se apresentar no local, e mais tarde essa infecção for confirmada, ela terá colocado em risco não apenas os demais doadores, mas os funcionários do Hemocentro e ainda os pacientes do local.

“Se estivéssemos fazendo o exame de covid aqui, com certeza nossos estoques estariam altíssimos e não estaríamos dando conta de atender a todas as pessoas. Mas isso significa que todas as pessoas estariam apta a fazer a doação de sangue? Não”, comenta, ao reconhecer a boa intenção do deputado.

Segundo a diretora, em razão da tipicidade do projeto, a tendência é que o texto seja encaminhado para o MT Hemocentro dar um parecer técnico, após passar por avaliação nas comissões da Assembleia, entre elas a Comissão de Saúde. Nesse momento, a inviabilidade deve ser apresentada ao deputado.

"É óbvio que a intenção é louvável. Querer aumentar o número de doadores, e precisamos mesmo. Só que a forma que vamos fazer isso às vezes não é o ideal, porque tem todas essas questões técnicas e sanitárias que temos que seguir, para não haver problema no receptor desse sangue lá na frente", finaliza.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet