Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
19:25:20
informe o texto

Notícias / Política

19/07/2020 às 08:00

Médico, vice-prefeito fala sobre medidas adotadas em cidade de MT para conter covid-19

Para ele, é preciso mudar o foco de atuação do SUS. Defensor do tratamento precoce, ele avalia que os investimentos atuais são errados.

Alline Marques

Médico, vice-prefeito fala sobre medidas adotadas em cidade de MT para conter covid-19

Jacob André Bringsken

Foto: Prefeitura de Vila Bela da Santíssima Trindade

O vice-prefeito de Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km de Cuiabá) e médico, Jacob André Bringsken (MDB), usou as redes sociais para compartilhar a experiência como gestor e profissional de saúde à frente do combate à pandemia e as medidas adotadas pelo municípios para conter a proliferação do coronavírus na cidade. 

Para ele, é preciso mudar o foco de atuação do SUS. Defensor do tratamento precoce, ele avalia que os investimentos atuais são errados. "Ao invés de investirem na doença tem que investir na saúde". 

Jacob pontua que os governos têm gastado milhões com a construção de leitos, compras de respiradores e hospitais de campanha, ao invés de investir em profilaxia, protocolo de tratamento precoce, barreiras sanitárias orientativas e distanciamento social. Além claro, do uso da máscara e evitar ambientes fechados. 

O vice-prefeito conta que desde o início, quando a cidade registrou o primeiro caso de coronavírus, há três meses, a prefeitura atuou de maneira preventiva com a recomendação da ivermectina, remédio usado no tratamento de vários tipos de infestações por parasitas. O medicamento é apontado por alguns estudos, ainda não comprovados, de que ele auxilia na redução da proliferação do vírus no organismo da pessoa infectada pelo coronavírus. 

O próprio gestor pontua que a avaliação feita por ele não é científica, mas sim observatória. Isto porque, na opinião dele, os infectados na cidade em sua grande maioria tiveram apenas sintomas leves, o que reduziu a letalidade no município. 

Só que além da ivermectina, que o médico ressalta ter poucos efeitos colaterais, assim que o paciente apresenta os primeiros sintomas da doença ele recebe o chamado kit-covid com azitromicina, hidroxicloroquina, entre outros como analgésicos. 

"Quis compartilhar nossa experiência que desde o início recomendamos a ivermectina e todos que tomaram a dose recomendada, no momento em que entra em contato do vírus ele já elimina cerca de 90% da carga viral e faz com que as pessoas tenham sintomas mais leves", explicou. 

Até essa sexta-feira, o município que tem uma população de pouco mais de 16 mil habitantes contabilizava 206 casos confirmados, sendo 113 em monitoramento, 87 recuperados e seis óbitos. E a segunda cidade com maior número de casos na região Sudoeste de Mato Grosso, ficando atrás apenas de Pontes e Lacerda. Vila Bela é o 25ª cidade com maior número de infectados, por outro lado, o número de mortes é bem abaixo da média. A letalidade é de uma morte para cada 35 pacientes contaminados.

O vice-prefeito vai além. Para ele, as medidas de restrições, como o fechamento do comércio, ou até mesmo o chamado lockdown, não funciona e não tem emasamento. "Só gera angustia, infarto e até suicídio". Por outro lado, ele fala da importância em evitar aglomeração, ambientes fechados e ainda o distanciamento social. 

Jacob ainda defende o horário estendido do comércio, justamente para evitar aglomerações. Ele ainda incentiva as pessoas respirarem ar puro, fazer caminhadas ou atras atividades físicas em espaços abertos, inclusive sem máscara, mas evitando sempre o contato com outras pessoas e compartilhamento de objetos. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet