Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
12:21:21
informe o texto

Notícias / Geral

20/07/2020 às 17:45

Fiocruz: Mato Grosso foi o estado que mais acelerou transmissão da covid-19

Segundo os cálculos da instituição, todos os dias o número de pessoas diagnosticadas com covid-19 cresce mais de 4%

Camilla Zeni

Fiocruz: Mato Grosso foi o estado que mais acelerou transmissão da covid-19

Foto: Josué Damacena/Fiocruz

O primeiro boletim do Observatório Fiocruz Covid-19, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz nessa segunda-feira (20), apontou que Mato Grosso foi o estado que apresentou a maior taxa de incidência de covid-19 na última semana. Isso significa dizer que o estado foi o que mais acelerou a transmissão do vírus entre os moradores.

De acordo com o documento, em Mato Grosso o crescimento médio diário no número de casos calculado nas últimas duas semanas (de 28 de junho a 11 de julho), foi de 4,1%, ou seja, todo dia o número de pessoas diagnosticadas com a doença cresce pelo menos nessa porcentagem. Segundo a Fiocruz, também apresentaram taxas elevadas os estados de Santa Catarina (3,7%), Amazonas (1,9%) e Rio Grande do Sul (1,8%).

Pelo levantamento da instituição, nota-se que Mato Grosso teve leve redução na velocidade de transmissão da doença, que em junho era calculada em 4,9%. No entanto, se a covid-19 seguir avançando nesse ritmo, é possível que o Estado feche o mês de julho com pouco mais de 50 mil pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus.

Considerando ainda a estatística de casos subnotificados de nove para cada um detectado, seria como se, ao fim do mês, mais de 500 mil moradores já tivessem contraído a doença.

Outra informação trazida pelo Observatório é que, em Mato Grosso, a taxa de crescimento médio diário do número de mortes fica na faixa de 0,8%. Junto dos estados da Bahia (0,6%), Pernambuco (0,6%) e do Ceará (0,5), ele está entre os que apresentam estabilidade em uma taxa baixa de óbitos, se comparada com regiões como o Distrito Federal (4,5%) e o Tocantins (5,3%).

Conforme a Fiocruz, a relação de mortes com a taxa de incidência da covid-19 também se cruza com a disponibilidade de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI)s. Nesse quesito, Mato Grosso, com a média de 0,8 leitos para cada 10 mil habitantes, apresentou dados alarmantes. Junto de outros três entes federativos, o estado apresentou a pior taxa de ocupação das unidades: 93%.

A Fiocruz informou que os dados da ocupação das UTIs são relativas ao dia 13 de julho, quando o documento começou a ser elaborado. No entanto, segundo o boletim informativo divulgado pelo governo de Mato Grosso nesse domingo (19), a taxa não apresentou redução. Pelo contrário, aumentou para 94,1%, restando disponíveis apenas 18 leitos de UTIs. 

Também nesse domingo, Mato Grosso atingiu a marca de 34.604 diagnósticos de covid-19 e 1.348 mortes, sendo que, desses, 1.838 casos e 26 óbitos foram registrados de sábado para domingo.

Para ter acesso ao boletim do Observatório Fiocruz Covid-19, clique aqui.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet