Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
03:49:01
informe o texto

Notícias / Geral

20/07/2020 às 17:21

Centro de Triagem Covid-19 começa atender nesta quinta; saiba como se consultar

No local serão atendidas as pessoas com sintomas leves do coronavírus. Para ser atendido é necessário ter o cartão do SUS. A previsão é atender 600 pessoas por dia.

Eduarda Fernandes

Centro de Triagem Covid-19 começa atender nesta quinta; saiba como se consultar

Centro de Triagem Covid-19

Foto: Christiano Antonucci - Secom - MT

O Centro de Triagem Covid-19, instalado na Arena Pantanal, em Cuiabá, entrará em funcionamento nesta quinta-feira (23). Porém, na quarta, o governo atenderá 400 pessoas previamente selecionadas, em uma espécie de teste, para finalizar o treinamento dos profissionais que lá atuarão.

As senhas começarão a ser distribuídas à população a partir da quinta, às 6h, para atendimentos no mesmo dia. O mesmo modelo ocorrerá nos demais dias.

“Se você não tem sintomas, não venha agora. Não precisa ter uma corrida desenfreada para serem atendidos. A senha vale apenas para o dia em que foi retirada”, alerta o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, em coletiva de imprensa virtual realizada na tarde desta segunda-feira (20).

No local serão atendidas as pessoas com sintomas leves do coronavírus. Pacientes com sintomas mais graves serão encaminhadas a outras unidades. Para ser atendido é necessário ter o cartão do SUS.  A previsão é atender 600 pessoas por dia. O objetivo é fornecer tratamento precoce e evitar o agravamento da doença. O Centro está ligado ao Hospital Estadual Santa Casa.

Também na coletiva de imprensa virtual, o governador Mauro Mendes (DEM) informou que o Centro funcionará das 6h às 19h, de segunda a sábado. Isso será praticado ao menos na primeira semana de funcionamento, mas poderá ser avaliado conforme a demanda. Posteriormente, o atendimento ocorrerá sete dias por semana.

“Se você sentir algum sintoma, procure atendimento médico e procure tomar algum tipo de medicamento desde o início para evitar complicação maior”, disse Mauro.

O secretário reforçou que não haverá critérios para atendimento das pessoas, mas se forem identificados sintomas mais graves, serão encaminhados para Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ou hospitais específicos. O Centro contará com 20 consultórios e 20 médicos. “Acreditamos que melhorando o diagnóstico iremos diminuir a curva de contágio”, acrescentou o governador.

No Centro serão oferecidos, somente prescrição médica, ivermectina, azitromicina, dexametasona, dipirona e, provavelmente, cloroquina, revelou Mauro, que também informou que o governo tem estoque de medicamento para 60 dias e para distribuir aos municípios que fizeram requisição.

Questionado sobre a possibilidade de instalar outros Centros em outras regiões do Estado, Mauro descartou e disse que isso cabe aos municípios. O Estado irá contribuir com o envio de medicamento e testes rápidos.

“O governo vai disponibilizar alguns medicamentos, mas a responsabilidade de prescrever é da equipe médica. O governo não dá receita, quem dá receita são os profissionais médicos”, disse Mauro. Gilberto acrescentou ressaltando que nenhum cidadão será medicado contra sua vontade e que todos terão de assinar termo de compromisso.

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet