Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
18:46:04
informe o texto

Notícias / Geral

21/07/2020 às 09:27

Começa distribuição de kits covid em 14 unidades básicas de saúde de Cuiabá

Os medicamentos são destinados a pacientes que apresentarem sintomas iniciais da covid-19, mediante prescrição médica

Leiagora

Começa distribuição de kits covid em 14 unidades básicas de saúde de Cuiabá

Foto: Assessoria

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia, nesta terça-feira (21), a entrega de  kits Covid-19 em 14  unidades básicas de saúde da capital.

Cada kit é composto por 5 comprimidos de azitromicina 500mg, 4 comprimidos de Ivermectina 6mg e 20 comprimidos de dipirona 500mg. Os medicamentos são destinados a 
pacientes que apresentarem sintomas iniciais da covid-19, mediante prescrição médica e assinatura do termo de consentimento por parte do paciente.

O prefeito Emanuel Pinheiro, o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho, e o secretário-adjunto de Assistência em Saúde, Luiz Gustavo Raboni Palma estiveram no Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos do Município nesta terça, fazendo as últimas vistorias e acompanhando os últimos preparativos para o lançamento dos kits na rede básica de saúde. 

“Esta é mais uma medida concreta da Prefeitura Municipal de Cuiabá no combate à Covid-19 com um único objetivo: a proteção à saúde e à vida das pessoas, especialmente a população SUS, os mais carentes, os menos favorecidos, aqueles que dependem da rede pública municipal de saúde. O Kit-Covid vem exatamente com esse objetivo: evitar a propagação e evolução da doença no paciente logo que ele tem os primeiros sintomas”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro. 

De acordo com Luiz Gustavo Raboni Palma, que é médico, a Ivermectina tem mostrado, em estudos in vitro, que diminui a replicação viral; a Azitromicina é um antibiótico que ajuda no combate das infecções oportunistas e das bactérias atípicas no paciente acometido por Covid-19 e a Dipirona é um analgésico e antitérmico que pode ser usado para amenizar os sintomas de dores e febre. 

Ele destaca que os medicamentos são utilizados como tratamento precoce e não como prevenção à Covid-19. “Só vai receber o kit quem passar por consulta médica. Ele vai ser avaliado e o médico vai ver se os sintomas são reais porque não adianta chegar lá e inventar um sintoma pra poder receber preventivamente um kit Covid, não tem efeito nenhum pra isso. Ele só tem efeito para sintomas iniciais da Covid-19. O tratamento é precoce e não preventivo, é importante ressaltar isso”, assevera.

O prefeito reforça essa recomendação médica e pede que a população tenha consciência ao procurar as unidades de saúde, uma vez que os medicamentos podem dar efeitos colaterais em quem não tem sintomas da doença.

“Além de não ter nenhum sintoma, você vai estar levando pra sua casa um kit e pode estar tirando de uma pessoa que precisa do kit Covid para o seu tratamento para salvar a sua vida”, frisa Pinheiro. O paciente precisa passar pela consulta em qualquer unidade de saúde para obter a receita e só então retitar o kit.

O gestor ainda complementa que “não adianta forçar o médico, não adianta tentar desesperadamente levar o kit Covid sem a prescrição médica que você não vai conseguir”. Para o prefeito, é preciso apoio da população para que o combate ao novo coronavírus seja eficaz. “Nos ajude a cuidar da sua vida, nos ajude a cuidar da sua saúde, da saúde da sua família, da saúde dos seus irmãos cuiabanos. Contamos com o apoio de vocês”.

Raboni Palma ainda elenca quais são os sintomas da Covid-19, sendo eles, em sua maioria, sintomas gripais, dor de cabeça, perda do olfato, perda do paladar, tosse seca ou tosse produtiva, febre, mialgia e artralgia (dores nos músculos e nas articulações).

De acordo com o secretário-adjunto, a implantação do kit Covid-19 em Cuiabá segue um protocolo organizado pelo Ministério da Saúde, levando em conta apontamentos de grandes infectologistas e epidemiologistas do Brasil. “Eles dizem que esses medicamentos podem ser usados para tratamento precoce aos sintomas da Covid-19. São remédios também que, se não servirem pra Covid-19, vão servir para outros tipos gripais”.  

Veja as 14 unidades básicas de saúde que dispõe do Kit Covid-19:
  • PSF Santa Izabel I / PSF Santa Isabel II
  • PSF Despraiado I / PSF Despraiado II                                                
  • Centro de Saúde do Grande Terceiro
  • Centro de Saúde Dom Aquino
  • Centro de Saúde Jardim Leblon 
  • PSF Pedregal I / PSF Pedregal II
  • PSF Pedra 90 I / PSF Pedra 90 II 
  • Centro de Saúde do Parque Cuiabá
  • Centro de Saúde do Tijucal 
  • UBS Parque Ohara
  • Clínica da Família do CPA 1
  • PSF Três Barras
  •  PSF Jardim Umuarama 
  • Centro de Saúde CPA III
Da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet