Cuiabá, quarta-feira, 23/09/2020
08:50:39
informe o texto

Notícias / Geral

21/07/2020 às 18:33

Entenda o passo a passo do atendimento no Centro de Triagem

As senhas serão entregues das 6h às 6h45 e os atendimentos iniciam às 7h.

Leiagora

Entenda o passo a passo do atendimento no Centro de Triagem

Foto: Christiano Antonucci - Secom - MT

O Centro de Triagem da Covid-19 começa a atender a população na próxima quinta-feira (23.07), na Arena Pantanal. Pessoas que apresentam sintomas leves do coronavírus e buscam pelo tratamento precoce da doença podem comparecer ao local inicialmente de segunda a sábado. As senhas serão entregues das 6h às 6h45 e os atendimentos iniciam às 7h. 

Serão entregues 600 senhas por dia. É obrigatório o uso de máscaras de proteção no local e as equipes de profissionais do Corpo de Bombeiros ajudarão para que não haja aglomeração de pessoas durante a entrega das senhas.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) orienta que, para o atendimento ser mais rápido, é importante que a pessoa já possua o Cartão Nacional de Saúde, conhecido como Cartão SUS. Caso ainda não tenha, o mesmo poderá ser feito no local.

Confira as etapas do atendimento:

Passo 1
A primeira etapa é a retirada da senha de acesso, que será distribuída das 6h às 6h45. A senha é retirada na Rua Traçaia, entre o Ginásio Aecim Tocantins e a Todimo, no portão de acesso da Arena. Depois de pegar a primeira senha, a pessoa receberá o horário estimado da consulta.

Para acesso ao Centro e atendimento no horário estimado, o cidadão se deslocará até o Portão D, localizado na Avenida Agrícola Paes de Barros, atrás do Ginásio Aecim Tocantins.

Passo 2
Já no horário estimado de atendimento, o paciente passará pelo acolhimento e o cadastro dele será realizado para o atendimento.

Passo 3
Depois de realizado o cadastramento, o paciente segue para a triagem. São 15 guichês onde serão feitas a aferição da pressão arterial e a oximetria (medição da quantidade de oxigênio que o sangue está transportando).

Passo 4
A próxima etapa é fazer o exame de detecção da Covid-19 em um guichê exclusivo para este procedimento. São 15 guichês de testagem e o paciente irá aguardar o resultado, que deverá sair em 15 minutos.

Passo 5
Após a testagem, o paciente será encaminhado para a consulta médica. São 20 consultórios, onde o profissional realizará exames complementares, como ausculta dos pulmões.

Caso ache necessário, o médico poderá prescrever o exame de tomografia – também realizado no local. Se for necessário, o médico ainda prescreverá os medicamentos, que serão distribuídos em uma farmácia do complexo.

Passo 6
Haverá uma senha específica para realização da tomografia e/ou retirada de medicamentos, caso o médico prescreva o exame e/ou os remédios.

Na Farmácia, o paciente poderá obter os medicamentos prescritos pelo profissional, de forma gratuita.

Sobre a iniciativa

A iniciativa é uma ação de auxílio à Atenção Básica, que é uma atribuição das gestões municipais. O Centro de Triagem é uma das medidas já adotadas pelo Governo do Estado para possibilitar a detecção e o tratamento precoces do coronavírus em adultos, como forma de evitar o agravamento da doença em pessoas que inicialmente apresentam sintomas leves da síndrome respiratória.

Para os casos graves, que necessitam dos recursos de uma internação, a porta de entrada continua sendo as unidades de saúde da rede municipal, como Unidades de Pronto Atendimento e Pronto Socorro.

Serviço

A Arena Pantanal está localizada na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n, no bairro Verdão, em Cuiabá.

 
Informações da SES

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet