Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
18:12:43
informe o texto

Notícias / Geral

23/07/2020 às 13:51

Exames encontram novas úlceras e alta de Cacique Raoni é adiada

O cacique tem 89 anos em registro e está internado desde sábado (18) no Hospital Dois Pinheiros, em Sinop

Leiagora

Exames encontram novas úlceras e alta de Cacique Raoni é adiada

Cacique Raoni

Foto: Reprodução

Novos exames feitos no líder do povo Kayapó, cacique Raoni Metuktire, indicam a presença de úlceras intestinais e inflamação no cólon. O último boletim clínico foi divulgado nesta quinta-feira (23), assinado pelos médicos, Douglas Yanai e Fernanda Quinelato.

O cacique tem 89 anos em registro e está internado desde sábado (18) no Hospital Dois Pinheiros, em Sinop, que fica a 200 km do Parque Indígena do Xingu, onde reside.


O exame de colonoscopia realizado ontem (22) indicou uma colite (inflamação do cólon) e úlceras intestinais. Foram coletadas amostras para biópsia e a equipe médica aguarda o resultado da análise, assim como de novos exames laboratoriais diários.

Leia também - Médicos trocam medicação do cacique Raoni

“O resultado da biópsia vai nos ajudar a descobrir a causa dessas alterações intestinais que estão ocorrendo com o Raoni para podermos continuar com o melhor tratamento”, explica o médico Douglas Yanai.

Como divulgado no boletim anterior, na terça (21) os médicos precisaram trocar a medicação do cacique para o tratamento da infecção intestinal. Exames cardiológicos e pneumológicos de rotina detectaram fibrilação atrial crônica e enfisema de longa data, mas sem relação com as infecções e as úlceras que estão sendo tratadas. A equipe médica iniciou medicação para diminuir o risco de trombose que pode acontecer por causa da fibrilação atrial.

Raoni mantém ainda o uso de protetor gástrico e de antibióticos para tratamento das úlceras gástricas.  Um novo boletim médico deve ser divulgado nesta sexta (24), às 11h, horário de Mato Grosso. No momento não há previsão de alta.

Informações sobre o Hospital Dois Pinheiros
Há três anos o hospital realiza, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Expedição Xingu, onde profissionais da saúde e acadêmicos levam atendimentos nas áreas de oftalmologia, pediatria, geral e prevenção ao alcoolismo ao parque indígena.

O hospital é centro de referência há 41 anos em atendimentos de saúde na região, onde vivem aproximadamente 1.000.000 de pessoas. A estrutura inclui Sala de Vacinas, Centro de Diagnóstico por Imagem, Centro Cirúrgico, Centro de Endoscopia, Medicina Nuclear, Maternidade e Pronto Atendimento com plantão de 24 horas.

 
Com informações do Hospital Dois Pinheiros
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet