Cuiabá, terça-feira, 04/08/2020
15:52:35
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

23/07/2020 às 16:09

Pedido de vista adia julgamento de Neri Geller

Pedido de vista adia julgamento de Neri Geller

Neri Geller

Foto: Agência Câmara

Foi adiado o julgamento da ação que pede a cassação do diploma e a inelegibilidade do deputado federal Neri Geller (Progressista). Em sessão de julgamento realizada na manhã desta quinta-feira (23) no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o juiz-membro Jackson Francisco Coleta Coutinho pediu vistas durante a apreciação de questões preliminares.

O relator da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) proposta pelo Ministério Público Eleitoral é o desembargador Sebastião Barbosa Farias. Ele votou pelo não conhecimento do agravo interno proposto pela defesa, que pedia a desconsideração das oitivas de duas testemunhas feitas pelo Ministério Público, sem o contraditório. O pedido foi acolhido pela maioria dos desembargadores, mas o relator esclareceu que as oitivas não interferem em seu voto pela cassação do diploma.

Leia também - TRE julga nesta quinta ação que pede cassação e inelegibilidade de Neri Geller

Um pedido da defesa que foi negado foi a inclusão no polo passivo da ação dos deputados que supostamente teriam sido beneficiados pelas doações de Neri Geller.

A ação acusa Neri de abuso de poder econômico por ter, supostamente, promovido gastos eleitorais no limite de sua candidatura e ter doado, sozinho, a 12 candidatos a deputado estadual, o valor de R$ 1,3 milhão, extrapolando o valor que poderia doar (10% de seus rendimentos brutos) e desequilibrando o processo eleitoral. Isso tudo na campanha eleitoral de 2018.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet