Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
21:46:09
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

24/07/2020 às 11:00

Companhias aéreas globais demitem cerca de 400 mil funcionários e o pior ainda está por vir

As demissões em setores relacionados, que incluem fabricantes de aeronaves, de motores, aeroportos e agências de viagens, podem atingir 25 milhões

Infomoney

Companhias aéreas globais demitem cerca de 400 mil funcionários e o pior ainda está por vir

Foto: Getty Images

Cerca de 400 mil funcionários de companhias aéreas foram demitidos, afastados ou informados de que podem perder o emprego devido ao coronavírus, segundo cálculos da Bloomberg.

O setor de aviação foi mais atingido do que a maioria porque a pandemia minou a venda de passagens e acelerou a queima de caixa das empresas. Aéreas do mundo inteiro reduziram drasticamente os voos devido às restrições nas fronteiras e falta de demanda por viagens, principalmente as internacionais. Passageiros têm receio em contrair o vírus e passar longos períodos em quarentena.

British Airways, Deutsche Lufthansa, Emirates Airline e Qantas Airways estão entre as áreas que anunciaram milhares de demissões e programas de licença não remunerada. Muitos outros cortes são esperados nos EUA depois que a proibição de demissões – uma condição do pacote de resgate de US$ 50 bilhões concedido pelo governo – for suspensa no fim de setembro.

Delta Air Lines, United Airlines e American Airlines já alertaram cerca de 35 mil funcionários que seus empregos estão em risco. Juntas, as três empresas poderiam demitir mais de 100 mil pessoas até o fim do ano.

Em geral, até pilotos e tripulação que conseguiram manter o emprego têm enfrentado corte de salário.

As 400 mil demissões abarcam companhias aéreas no mundo todo e incluem pilotos e tripulantes, que estão na linha de frente no combate ao vírus no desempenho de suas funções. O número inclui cortes de empregos planejados por aéreas americanas e foi compilado a partir de comunicados de empresas, reportagens da Bloomberg News e de outros veículos de mídia.

As demissões em setores relacionados, que incluem fabricantes de aeronaves, de motores, aeroportos e agências de viagens, podem atingir 25 milhões, de acordo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo. O setor de hotéis e alojamento nos EUA calcula 7,5 empregos perdidos para cada demissão no segmento de aviação. Airbus e Boeing planejam cortar mais de 30 mil posições.

 
Bloomberg
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet