Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
03:39:20
informe o texto

Notícias / Geral

24/07/2020 às 13:04

Cacique Raoni tem melhora no quadro infeccioso

Ainda hoje, Raoni passa por nova tomografia de tórax e novos exames laboratoriais.

Leiagora

Cacique Raoni tem melhora no quadro infeccioso

Foto: Reprodução

Novos exames laboratoriais do Cacique Raoni evidenciaram melhora no quadro infeccioso, conforme o boletim clínico desta sexta-feira (24), assinado pelos médicos do Hospital Dois Pinheiros, Douglas Yanai e Fernanda Quinelato. 

Já o exame de colonoscopia realizado na quarta-feira (22) e que indicou inflamação intestinal ainda aguarda confirmação da análise da biópsia. Ainda hoje, Raoni passa por nova tomografia de tórax e novos exames laboratoriais.  

Segundo o médico Dr Douglas Yanai, o líder indígena passou a noite bem, sem febre, com a pressão arterial controlada e sem mais anormalidades. “Ele já conversa de forma mais ativa com a equipe médica e manifesta sua ansiedade em voltar para o lar. Trabalhamos com a possibilidade de alta nos próximos dias, mas dependemos dos novos resultados dos exames”, pontua Yanai.
                                           
Na terça-feira (21) os médicos precisaram trocar a medicação do cacique para o tratamento da infecção intestinal. Exames cardiológicos e pneumológicos de rotina detectaram fibrilação atrial crônica e enfisema de longa data, mas sem relação com as infecções e as úlceras que estão sendo tratadas. A equipe médica iniciou medicação para diminuir o risco de trombose que pode acontecer por causa da fibrilação atrial. 

Raoni permanece ainda em tratamento para as úlceras gástricas e quadro infeccioso com dieta hipercalórica e hiperprotéica.

Um breve histórico do paciente e informações sobre o Hospital Dois Pinheiros

O líder do povo Kayapó, Raoni Metuktire, tem 89 anos em registro e está internado desde sábado (18) no Hospital Dois Pinheiros, na cidade de Sinop, região Centro-Oeste do país, Norte de Mato Grosso e localizada a 200 km do Parque Indígena do Xingu, onde reside o cacique.

Há três anos o hospital realiza, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Expedição Xingu, onde profissionais da saúde e acadêmicos levam atendimentos nas áreas de oftalmologia, pediatria, geral e prevenção ao alcoolismo ao parque indígena.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet