Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
20:18:16
informe o texto

Notícias / Polícia

25/07/2020 às 09:15

Fumaça de incêndio no Pantanal cobre Cuiabá e Várzea Grande; Veja vídeos

Os incêndios começaram a quase uma semana e já destruiu cerca de 26 mil hectares de mata em Poconé

Edyeverson Hilario

O incêndio florestal que ocorre no Pantanal começou a causar seus primeiros impactos na capital e região metropolitana mato-grossense. Nessa manhã (25), as cidades amanheceram cobertas por fumaça. Até o momento as chamas destruíram aproximadamente 26 mil hectares de matas da região de Poconé (a 103km de Cuiabá).

O combate ao incêndio teve início na terça-feira (21), contudo segue sem controle. De acordo com o Corpo de Bombeiros, “existem diversos fatores que complicam a atuação das equipes; como falta de acesso por estradas, ausência de pontos de ancoragem para impedir a progressão do incêndio, extensas planícies com material combustível, bem como ausência de pistas próximas para a realização do combate aéreo”.


As ações de combate a esse incêndio são coordenadas pelo Corpo de Bombeiros, por meio do Centro Integrado Multiagências (Ciman) e do Batalhão de Emergências Ambientais.

Ao menos quatro equipes terrestres estão no local do incêndio e agora aeronaves de combate a incêndios do Grupo de Aviação dos Bombeiros (GAVBM) e helicóptero do CIOPAER-MT serão usados para apoio da operação.

Nessa sexta-feira (24), produtores rurais da região, o Batalhão de Emergências Ambientais, o Comitê de Gestão do Fogo da secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e secretaria Municipal de Meio Ambiente de Poconé, se reunirão com a finalidade estabelecer estratégias de auxílio mútuo entre o Estado e proprietários rurais no enfrentamento aos incêndios florestais na região.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet