Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
13:24:14
informe o texto

Notícias / Geral

27/07/2020 às 16:39

Cartilha orienta sobre transmissão da Covid-19 e como se portar no ambiente de trabalho

O TCE-MT divulgou nesta segunda-feira (27) cartilha sobre a transmissão do novo coronavírus

Leiagora

Cartilha orienta sobre transmissão da Covid-19 e como se portar no ambiente de trabalho

Foto: Divulgação

A cartilha foi idealizada pela Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas e conta com orientações do médico responsável do TCE-MT, Felipe Ribeiro. 

Em relação a como se portar com os colegas no ambiente de trabalho, a cartilha pontua que é importante cumprir todas as medidas necessárias de prevenção primária e secundaria, manter bom relacionamento com a equipe de trabalho, tratar todos os colegas com respeito e o acolhimento necessário, não praticar atos pejorativos ou isolar servidores que já testaram positivo e retornaram ao trabalho, lembrar que o servidor que foi afastado e retornou ao serviço, passou por uma avaliação médica juntamente com a equipe especializada e portanto encontra-se apto (a) a retornar as suas atividades laborais sem risco de transmitir o vírus e que um ambiente de união e respeito fará vencer esse momento de maneira mais fácil.

O médico responsável do TCE-MT, Felipe Ribeiro, detalhou como é a transmissão do coronavírus. “A principal forma de transmissão do coronavírus é entre pessoas. Por meio de espirros, tosses ou até mesmo a fala, pessoas infectadas expelem gotículas de saliva e secreções que contêm o vírus. Essas pequenas gotas podem contaminar superfícies e objetos e, posteriormente, infectar pessoas que tocaram nesses locais e levaram as mãos aos olhos, nariz e boca, áreas mucosas do corpo”.

Sobre o questionamento se as pessoas sem sintomas podem transmitir o vírus, o médico responde que sim. “A maioria dos casos do coronavírus no mundo são assintomáticos ou apresentam sintomas leves. Esses podem espalhar o vírus através de gotículas salivares e secreções, por isso, é tão necessário o isolamento social nesse momento”.

A cartilha também contém dicas para evitar a propagação da Covid-19. Confira:

- Lave suas mãos com frequência

- Use sabão e água ou um gel à base de álcool 

- Mantenha uma distância segura de qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando

- Não toque nos olhos, no nariz ou na boca

- Quando tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com o cotovelo dobrado ou um tecido

- Fique em casa se você se sentir indisposto

- Se você tiver febre, tosse e dificuldade para respirar, procure assistência médica

- Evite ir desnecessariamente a clínicas ou hospitais para permitir que os sistemas de saúde operem com mais eficiência, protegendo você e as outras pessoas.
 
Assessoria TCE-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet