Cuiabá, quinta-feira, 13/08/2020
02:20:20
informe o texto

Notícias / Política

27/07/2020 às 17:41

Prefeito anuncia novos horários do comércio e volta do toque de recolher; confira

Eduarda Fernandes

Prefeito anuncia novos horários do comércio e volta do toque de recolher; confira

Emanuel Pinheiro

Foto: Assessoria

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou,na tarde desta segunda-feira (27), os novos horários de funcionamento do comércio da Capital e a volta do toque de recolher. Com exceção de farmácias e drogarias, supermercados e postos de combustíveis, os demais segmentos do comércio estão proibidos de funcionar aos domingos e feriados e têm horários definidos. As novas regras já estão em vigor.

“O novo decreto terá validade de 15 dias e vamos monitorar diariamente. Mas no oitavo dia já teremos condições de revisar essas medidas novamente”, disse Emanuel em transmissão ao vivo via redes sociais feita na tarde desta segunda-feira (27).

De acordo com o anúncio, os seguintes segmentos poderão funcionar nos seguintes horários:

-comércios de rua das 9h às 17h (segunda a sábado);

-shoppings centers das 11h às 21h (segunda a sábado);

-shopping popular das 9h às 17h (segunda a sábado);

-prestação de serviços em geral das 8h às 16h
(segunda a sábado);

-conveniências localizadas em postos de combustíveis e distribuidoras de bebidas das 12h às 21h, proibido o consumo no local
(segunda a sábado);

-academias de ginástica, de natação e congêneres das 6h às 12h e das 16h às 21h
(segunda a sábado);

-bares, restaurantes e congêneres, inclusive os dentro dos shoppings, das 11h às 21h
(segunda a sábado);

-salões de beleza, barbearias e congêneres das 10h às 20h
(segunda a sábado);

-lanchonetes, padarias, açougues, sorveterias, cafeterias e congêneres das 6h30 às 19h
(segunda a domingo);

-clubes de lazer em geral, das 9h às 16h (quarta a domingo).


Os shoppings deverão, ainda, desativar os bebedouros e suspender o serviço de disponibilização de cadeiras de rodas e carrinhos de bebê aos clientes. Ainda nos shoppings, seguem suspensas as atividades em estabelecimentos de ensino, parques e espaços kids internos e externos, cinemas e demais atividades de entretenimento.

Especificamente em relação a bares e congêneres fica vedado o atendimento do cliente diretamente no balcão ou ainda quando estes estejam em pé dentro do estabelecimento, evitando assim circulação e aglomeração de pessoas no respectivo ambiente.

As atividades industriais em geral, funcionarão sem qualquer restrição de dias e horários, observada a proibição de atendimento presencial de clientes. Além disso, o novo decreto suspende a atividade econômica de locação de quadras poliesportivas, campos de futebol e congêneres.

Ficam suspensas também as atividades de qualquer gênero, nos seguintes espaços de uso comum dos condomínios residenciais: salões de jogos e salas de cinema; espaços kids, como playgrounds, brinquedotecas; piscinas; salões de festa; e quiosques e espaço gourmet. Nos campos de futebol, quadras de esportes e similares, fica vedado o uso coletivo de tais espaços, possibilitada a utilização por condôminos pertencentes ao mesmo grupo familiar, desde que observada a limitação de cinco pessoas.

Os clubes de lazer em geral, observarão o horário de funcionamento de quarta a domingo, 9h às 16h e segue proibida a prática de atividade coletiva, esportiva ou de lazer, aptas a causarem aglomeração e contato físico dos praticantes.

Está vedado o uso de provadores de roupas nos estabelecimentos comerciais. O uso de máscara é obrigatório por funcionários e pelo publico de todos os estabelecimentos comerciais. “As atividades de que trata o presente decreto, funcionarão com no máximo, 50% (cinquenta por cento) da respectiva capacidade”, diz o artigo 17º do decreto.

Regras para bares e restaurantes

A disposição das mesas e cadeiras nesses locais deve se dar de forma a observar o distanciamento de dois metros entre as mesmas a fim de evitar a aglomeração de pessoas. Só podem sentar seis pessoas por mesa. E, está proibida a disponibilização de dispensadores de temperos ou condimentos, bem como saleiros e farinheiras e porta guardanapos de uso compartilhado ou ainda reabastecimento de refis.

Será permitida música ao vivo, desde que haja no máximo dois músicos por apresentação.

Toque de recolher e ônibus
Emanuel anunciou também que a partir desta terça (28) será retomado o toque de recolher na Capital. Até o próximo dia 12 de agosto será proibido circular das 22h às 5h, exceto trabalhadores de serviços essenciais e pessoas que comprovem estar em busca de serviço essencial, e aquelas que estiverem em trânsito decorrente de retorno e/ou partida de viagens oriundas do Terminal Rodoviário de Cuiabá, Terminal Rodoviário de Várzea Grande e/ou Aeroporto Internacional Marechal Rondon.

Além disso, o prefeito ressaltou que a frota de ônibus será mantida em 100% em Cuiabá. Farmácias poderão atender durante o toque de recolher, por delivery, 24h por dia. Empreendimentos do gênero alimentícios poderão funcionar aos domingos e feriados por delivery, bem como durante os dias de toque de recolher até 0h, também por sistema de entrega.

Atividades proibidas
Estão proibidas qualquer atividade de lazer ou evento apto a causar aglomeração, tais como shows, jogos de futebol, cinema, teatro, casas noturnas e congêneres, festas e confraternizações familiares e congêneres, ainda que realizadas em âmbito domiciliar.

Seguem suspensas todas as atividades presenciais realizadas em unidades de ensino públicas e privadas e o atendimento presencial em órgãos públicos e concessionárias de serviços públicos, devendo ser disponibilizado canais de atendimento ao público não presenciais.

O novo decreto estabelece a quarentena domiciliar para pessoas integrantes do grupo de risco (tais como gestantes, lactantes, idosos, diabéticos, pessoas com insuficiência renal ou doença respiratória crônica, doença cardiovascular), bem como o isolamento domiciliar de pacientes em situação confirmada de covid-19, em caráter obrigatório, por prescrição médica, pelos prazos definidos nos respectivos protocolos.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet