Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
18:27:36
informe o texto

Notícias / Geral

28/07/2020 às 11:12

Covid-19 ataca o coração e inflamação pode persistir meses após diagnóstico

Dois novos estudos relacionam os efeitos do novo coronavírus no miocárdio e são destaque da revista Jama Cardiology nesta segunda (27/7)

Leiagora

Covid-19 ataca o coração e inflamação pode persistir meses após diagnóstico

Foto: Ilustrativa

A revista Jama Cardiology publicou nessa segunda-feira (27) dois artigos que alertam para a ação do novo coronavírus no coração. Os achados registrados pela publicação mostram evidências de que a covid-19 está associada a lesões do miocárdio.

Além disso, as sequelas podem continuar até meses depois da infecção. Uma das pesquisas contou com 100 pacientes em recuperação de Covid-19. Ela mostrou que 71 dias após o diagnóstico confirmado de Covid-19, 78% dos pacientes tiveram alteração cardíaca, identificadas por meio de ressonância magnética.

A outra pesquisa, baseada em autópsias feitas nos cadáveres de 39 pessoas que faleceram em decorrência da doença, mostrou que 60% dos pacientes tinham o novo coronavírus no músculo do coração.

Em editorial, a revista científica alerta para a importância de manter as avaliações nos pacientes mesmo após a cura da Covid-19. “Meses após o diagnóstico de Covid-19, existe a possibilidade de disfunção residual do ventrículo esquerdo e inflamação contínua. Não podemos descartar outras importantes observações fisiopatológicas clínicas, incluindo síndromes clínicas consistentes como miocardite aguda, ambiente pró-trombótico com formação de coágulos microvasculares e ou lesão miocárdica devido à incompatibilidade de oferta e demanda”, diz o texto.

O objetivo do editorial é incentivar outros pesquisadores a examinar os dados existentes. Desta forma, eles poderão contribuir com novas informações em outras populações e confirmar ou refutar os achados relacionados ao Sars-Cov-2 e o músculo do coração.

 
Metropoles.com
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet