Cuiabá, terça-feira, 11/08/2020
02:04:34
informe o texto

Notícias / Geral

28/07/2020 às 11:26

Com aulas retomadas em 3 de agosto, Seduc finaliza contratação de 3,5 mil professores

Profissionais vão atuar de forma online até que situação da pandemia esteja controlada, informou a Seduc

Camilla Zeni

Com aulas retomadas em 3 de agosto, Seduc finaliza contratação de 3,5 mil professores

Foto: Junior Silgueiro/Seduc

Após quase quatro meses de suspensão das atividades, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou que está em fase de conclusão a contratação de 3,5 mil professores interinos para atuarem na rede estadual de ensino. 

Em razão da pandemia, o processo de atribuição de aulas foi suspenso em março, a poucos dias do início das aulas, previsto para o dia 23 daquele mês. Agora, com a retomada das atividades agendadas para 3 de agosto, ainda de forma não presencial, as contratações estão sendo finalizadas.

A questão da contratação de professores interinos em Mato Grosso tem sido amplamente debatida desde a suspensão das atividades, uma vez que a falta de contrato com o governo deixou os profissionais sem remuneração e, consequentemente, em situação precária durante a pandemia. O caso chegou a mobilizar deputados da Assembleia Legislativa, que aprovaram um auxílio emergencial de R$ 1,1 para os profissionais, durante a pandemia.

Leia também - Mauro aciona Assembleia no STF por lei que prevê auxílio emergencial aos professores

A secretária da Pasta, Marioneide Kliemaschewsk, justifica que, por conta da pausa nas atividades, a Seduc estava impedida de fazer a contratação dos profissionais. Contudo, com a retomada das aulas agendadas para o próximo mês, foi conquistado amparo legal. Outra justificativa é que, nas escolas que não aderiram a greve dos profissionais da educação em 2019, o ano letivo teve início na data prevista e, assim, a Seduc conseguiu firmar contratos com interinos antes da interrupção das atividades.

Agora, de acordo com a Seduc, esses profissionais recém-contratados já deverão ser incluídos na folha de pagamento do mês de julho, que é quitada em 10 de agosto, e participam de treinamento para as atividades não presenciais.

Aulas online
A Secretária informou que, ao todo, são 16 mil professores se capacitando e que as aulas não presenciais vão acontecer em cinco etapas: produção do material escolar, com a organização semanal de estudos e planejamento do professor; disponibilização do material; atendimento ao estudante; intervenção pedagógica; e registro em tempo real no final do semestre.

As aulas vão ser disponibilizadas na plataforma Aprendizagem Conectada e os alunos ainda contarão com materiais impressos. Videoaulas veiculadas pela TV Assembleia deverão continuar, segundo a Pasta.

 
Com informações da assessoria

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet