Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
18:19:34
informe o texto

Notícias / Polícia

28/07/2020 às 15:09

Mais de 570 presos testam positivo para covid-19 nas unidades prisionais de MT

A Penitenciária Central do Estado (PCE) é unidade prisional com mais registros de casos confirmados.

Luzia Araújo

Mais de 570 presos testam positivo para covid-19 nas unidades prisionais de MT

Foto: Assessoria

Um levantamento divulgado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), nesta terça-feira (28), apontou que 575 presos testaram positivo para o novo coronavírus nas unidades penitenciarias de Mato Grosso. Dois deles morreram. Além disso, outros 84 estão em isolamento por suspeita da doença.

O balanço foi atualizado nessa segunda-feira (27). A Penitenciária Central do Estado (PCE) é unidade prisional com mais registros de casos confirmados. Foram 283 presos contaminados com o novo coronavírus. Nenhum óbito foi registrado na unidade. 

A segunda unidade com maior número de casos foi a Penitenciária de Nova Mutum, com 79 casos confirmados e nenhuma morte. Logo depois vem a Penitenciária de Alta Floresta, que registrou 65 presos com a Covid-19. Dois internos morreram em decorrência de complicações causadas pelo coronavírus.

A lista completa com todas as unidades prisionais pode ser acessada aqui

Servidores

O levantamento apontou ainda o registro de casos entre os servidores. De acordo com o balanço, 186 profissionais foram diagnosticados com o coronavírus em Mato Grosso, sendo que 66 servidores conseguiram se recuperar e dois morreram. 

Outros 152 profissionais estão afastados por suspeita da doença. O balanço abrange os servidores que atuam nas unidades prisionais e setores administrativos. 

Nesta segunda-feira (27), três mil unidades de máscaras tipo face shields foram entregues ao Sistema Penitenciário do Estado. A ferramenta, que é recomendada para evitar a contaminação da Covid-19, será doada para servidores das 48 unidades penais do Estado e também para Polícia Judiciária Civil (PJC) e o Sistema Socioeducativo.

A destinação de Equipamento de Proteção Individual (EPI) aos servidores foi possível pela parceria firmada entre o Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT) e a Solar Coca-Cola. Ao todo, foram investidos cerca de 35 mil na confecção das máscaras. A produção foi dos alunos do Senai VG e a aquisição dos insumos foi da empresa revendedora de refrigerante.

O secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores, explicou que haverá um levantamento para contemplar as unidades e servidores que estão precisando deste equipamento de proteção.

“Já recebemos doações de EPI’s do Governo do Estado, do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), e agora, para somar, a Fiemt e a Coca-cola, por intermédio da Assembleia Legislativa. Esta doação vai trazer mais segurança aos servidores do Sistema Penitenciário que estão na linha de frente do enfrentamento ao coranavírus nas unidades. Nosso estado tem sido referência no trabalho e no cuidado com os servidores e com as Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) ”, argumentou.

Os protetores faciais funcionam como uma barreira física, e ajudam a impedir que profissionais tenham contato com gotículas infectadas pelo novo coronavírus. O equipamento é extremamente eficaz se associado a utilização de máscara de proteção individual.

 
Com informações da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet