Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
09:47:59
informe o texto

Notícias / Geral

02/08/2020 às 14:04

Saiba os cuidados com a saúde no tempo seco para evitar doenças respiratórias

Há mais de 68 dias sem chover na capital, os cuiabanos enfrentam dias de terror com os termômetros marcando altas temperaturas e com umidade abaixo do ideal

Luzia Araújo

Saiba os cuidados com a saúde no tempo seco para evitar doenças respiratórias

Foto: Marcos Vergueiro / Secom-MT

Há mais de 68 dias sem chover na capital, os cuiabanos têm enfrentado dias de terror com os termômetros marcando altas temperaturas e com a umidade relativa do ar ficando abaixo do ideal. Além disso, a fumaça causada pelas queimadas florestais, típicas nesta época do ano, tem agravado o desconforto no corpo causado pelo período de seca.

Na última semana, a cidade acordou com uma densa nuvem de fumaça provocada pelo incêndio que atinge o Pantanal mato-Grossense e já destruiu mais de 40 mil hectares de vegetação. O clima seco e o calor não têm previsão para acabar tão cedo. De acordo com o site Clima Tempo, a previsão de temperatura para os próximos dias, em Cuiabá, será de máxima entre 35° C a 38°C e a mínima entre 16°C a 29°C. A umidade relativa do ar ficará em torno do 30%, o que não é ideal para saúde, segundo os especialistas. 

De acordo com a pneumologista Keyla Medeiros Maia Silva, a umidade relativa do ar ideal para se viver é entre 65% a 85%. A especialista explicou que o corpo humano possuí um alto teor de água e que para viver bem, ele precisa estar em um ambiente com a umidade relativa do ar parecida com a dele, que é de aproximadamente 65%. 

A médica explicou ainda que, o corpo encontra um desequilíbrio nesta época do ano e, com isso, as partes que tem contato com o meio externo como pele, boca, e principalmente o  aparelho respiratório, acabam sendo prejudicados pela baixa umidade do ar e causando algumas doenças, por isso os cuidados com a saúde devem ser redobrados neste período de estiagem. 

“Quando respiramos o ar seco, o ambiente tira a água do nosso nariz e ele vai ressecando. Então, é muito comum termos uma quantidade maior de crosta nasal, sangramentos, obstrução e sinusite, nesta época do ano. Algumas pessoas resolvem respirar pela boca para revolver esse problema, mas a boca não limpa o ar, como o nariz, e é aí vem o segundo problema, que são as infecções na garganta, que podem provocar as tosses, asma, e até a pneumonia”. 

A médica lembrou que pessoas com doenças pulmonares e com a imunidade comprometida, como diabéticos, além de idosos e crianças é o grupo mais afetado com o clima seco. Keila ainda ressaltou que a fumaça é outro inimigo para o aparelho respiratório.

“Um grande agravo nesta situação são as fumaças, seja ela urbana, rural, como acontece no Pantanal, ou a de tabaco, dentro do domicílio. Elas possuem um grande poder destruidor da via respiratória e sempre precisamos alertar sobre os perigos delas”. 

Para o período de tempo seco, a pneumologista, recomenda como principal cuidado, a ingestão de muita água e a limpeza do nariz com soro fisiológico. “Pode ser com uma seringa ou aparelhos próprios que já existem para vender em farmácias. A limpeza pode ser feita duas vezes ao dia. Ela é fundamental não só na seca, mas no ano inteiro, porque o nariz é uma porta para vírus e de bactérias”. 

Outra recomendação da especialista é a umidificação do ambiente com a utilização de umidificador de ar higienizado ou  com a “famosa” bacia com água ou tolha molhada. A médica também recomendou a inalação com soro fisiológico, para hidratação da via aérea. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet