Cuiabá, segunda-feira, 28/09/2020
04:23:44
informe o texto

Notícias / Geral

02/08/2020 às 16:04

Média móvel de casos e mortes na última semana aumentou em MT; entenda

Entre os dias 26 de julho e 1º de agosto a média diária de casos foi de 1359 e 37 mortes

Alline Marques

Média móvel de casos e mortes na última semana aumentou em MT; entenda

Foto: REUTERS / Agustin Marcarian / Direitos Reservados

A média móvel de casos confirmados de covid-19 e de mortes aumentou na última semana, o que mostra que Mato Grosso ainda não estabilizou o crescimento da doença e o estado ainda não chegou ao pico da doença. 

Enquanto na semana de 19 a 25 de julho, o estado teve uma média diária de 1.235 casos e 33 mortes, entre os dias de  26 de julho e 1º de agosto, Mato Grosso registrou uma média de 1.359 casos e 37 mortes por dia. 

Essa taxa representa a soma das mortes e casos divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e varia conforme o total de mortes e casos dos setes dias imediatamente anteriores. 

A média móvel acaba sendo uma métrica mais viável para acompanhar a evolução da pandemia no estado, isto porque os dados diários sofrem constantes variações e as vezes o registro feito pelos municípios não é feito de maneira tão imediata assim. Ao analisar os números semanais é possível ter uma noção mais próxima da realidade. 

Em Mato Grosso, o que se percebe é o avanço do vírus pelo interior do estado. Tanto que as cidades de Cuiabá e Várzea Grande, que compõem a região metropolitana e somam quase 1 milhão de habitantes, atualmente representam 31% do total de casos, enquanto os outros 69% estão no interior. 

Só que alguns fatores também devem ser levados em consideração, o primeiro deles é o fim da quarentena na região metropolitana no dia 25 de julho, e o segundo é o Centro de Triagem criado na Arena Pantanal que realiza a testagem em massa da população. Até esse sábado, 21% dos 5.233 pacientes atendidos testaram positivo para doença. 

No interior, algumas cidades também criaram centro de testagem, o que acaba aumentando também o número de casos, o que pode ser positivo para mapear a doença e adotar as medidas de acordo com a proliferação do vírus. 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet