Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
02:26:18
informe o texto

Notícias / Geral

02/08/2020 às 16:04

Média móvel de casos e mortes na última semana aumentou em MT; entenda

Entre os dias 26 de julho e 1º de agosto a média diária de casos foi de 1359 e 37 mortes

Alline Marques

Média móvel de casos e mortes na última semana aumentou em MT; entenda

Foto: REUTERS / Agustin Marcarian / Direitos Reservados

A média móvel de casos confirmados de covid-19 e de mortes aumentou na última semana, o que mostra que Mato Grosso ainda não estabilizou o crescimento da doença e o estado ainda não chegou ao pico da doença. 

Enquanto na semana de 19 a 25 de julho, o estado teve uma média diária de 1.235 casos e 33 mortes, entre os dias de  26 de julho e 1º de agosto, Mato Grosso registrou uma média de 1.359 casos e 37 mortes por dia. 

Essa taxa representa a soma das mortes e casos divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e varia conforme o total de mortes e casos dos setes dias imediatamente anteriores. 

A média móvel acaba sendo uma métrica mais viável para acompanhar a evolução da pandemia no estado, isto porque os dados diários sofrem constantes variações e as vezes o registro feito pelos municípios não é feito de maneira tão imediata assim. Ao analisar os números semanais é possível ter uma noção mais próxima da realidade. 

Em Mato Grosso, o que se percebe é o avanço do vírus pelo interior do estado. Tanto que as cidades de Cuiabá e Várzea Grande, que compõem a região metropolitana e somam quase 1 milhão de habitantes, atualmente representam 31% do total de casos, enquanto os outros 69% estão no interior. 

Só que alguns fatores também devem ser levados em consideração, o primeiro deles é o fim da quarentena na região metropolitana no dia 25 de julho, e o segundo é o Centro de Triagem criado na Arena Pantanal que realiza a testagem em massa da população. Até esse sábado, 21% dos 5.233 pacientes atendidos testaram positivo para doença. 

No interior, algumas cidades também criaram centro de testagem, o que acaba aumentando também o número de casos, o que pode ser positivo para mapear a doença e adotar as medidas de acordo com a proliferação do vírus. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet