Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
09:07:41
informe o texto

Notícias / Polícia

04/08/2020 às 13:39

Detran-MT: Saiba como acessar serviços presenciais com a suspensão temporária do atendimento

Alguns serviços presenciais podem ser feitos via despachantes e empresas credenciadas junto à Autarquia

Leiagora

Detran-MT: Saiba como acessar serviços presenciais com a suspensão temporária do atendimento

Foto: Assessoria

Durante o período de suspensão temporária do atendimento presencial do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) em Cuiabá e Várzea Grande, os cidadãos podem realizar alguns serviços presenciais via despachantes e empresas credenciadas junto à Autarquia.

Um desses serviços é a vistoria veicular, que pode ser realizado através das empresas credenciadas junto ao Detran-MT, inclusive, solicitando o atendimento domiciliar, sem sair de casa. 

Leia mais: MEC autoriza aulas a distância em escolas técnicas federais de ensino


Como regra, o serviço é realizado de forma exclusiva no Detran-MT ou nos locais das empresas credenciadas. Entretanto, com a suspensão temporária do atendimento presencial em unidades do Estado, como Cuiabá e Várzea Grande, a vistoria veicular está sendo ofertada em domicílio por essas empresas credenciadas, como uma forma de dar continuidade ao serviço aos que precisam realizá-lo neste momento. 

Compra e venda de veículo

Quem está vendendo o veículo neste momento de suspensão temporária do atendimento presencial do Detran-MT em razão do novo coronavírus, pode fazer a comunicação obrigatória da venda em 40 cartórios que estão interligados ao Detran-MT. 

Já o comprador do veículo, que desejar fazer a transferência de propriedade mesmo durante a pandemia, pode procurar algum despachante credenciado ao Detran-MT para fazer o serviço, e realizar a vistoria do automóvel junto às empresas de vistoria veicular credenciadas na Autarquia. 

Prazos suspensos

Conforme a Resolução n° 782 de 18 de junho de 2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estão suspensos os prazos para a realização dos seguintes serviços presenciais:

- Transferência de propriedade do veículo;

- Emplacamento por mudança de cidade ou município;

- Primeiro emplacamento veicular;

Habilitação

Ainda, conforme a Resolução n°782 do Contran, também continua com o prazo de validade indeterminado a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Permissão para Dirigir (PPD) para os motoristas que estão com o documento vencido desde o dia desde o dia 19 de fevereiro de 2020.

Já quanto à primeira habilitação, o prazo do processo, que tem validade de 12 meses (01 ano), foi prorrogado por mais 180 dias (06 meses), conforme estipulado na Resolução nacional.

Vale ressaltar que os processos de habilitação que tiveram a prorrogação do prazo por mais 180 dias são aqueles que venceriam a partir de 21 de março de 2020, e vão ficar ativos no Detran e demais órgãos executivos de trânsito.

Canal para informações

Durante o período de suspensão do atendimento presencial, o cidadão pode obter informações e esclarecer dúvidas sobre os procedimentos e serviços da Autarquia através do e-mail: disquedetran@detran.mt.gov.br   


 
Assessoria Detran
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet