Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
11:33:41
informe o texto

Notícias / Geral

07/08/2020 às 09:06

Sem ajuste de mensalidade, alunos de Medicina da Unic cobram retorno de aulas práticas

Conforme os estudantes, demora na conclusão do curso traz prejuízos financeiros e legais, principalmente aos beneficiários do FIES e ProUni

Maria Clara Cabral

Sem ajuste de mensalidade, alunos de Medicina da Unic cobram retorno de aulas práticas

Foto: Reprodução

Em uma nota de repúdio, alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de Cuiabá (FMUNIC) pedem o retorno imediato aos campos de estágio, como o Hospital Geral de Cuiabá, além de uma data concreta para conclusão do curso. Eles se amparam no Decreto Municipal 8.025, do dia 31 de julho, que libera a volta das aulas a partir desta semanas, e dizem que irão buscar meios judiciais.

É que, a mensalidade do curso – em torno de R$ 8 mil – continua sendo paga sem adequação dos valores à diminuição da carga horária e adoção do método EaD. Com a suspensão das atividades presenciais há cinco meses, a UNIC teria ofertado um “telemonitoramento” com carga horária de 8 horas semanais, em oposição à carga horária de 40 horas semanais previstas em contrato.

“Proposta esta que estenderia e traria problemas a conclusão do curso em tempo hábil, acarretando prejuízos legais aos acadêmicos beneficiários do FIES e/ou ProUni, principalmente”, destaca a nota.

Ademais, a demora também pode impedir o ingresso em Programas de Residência Médica nas datas de início previstas em Nota Oficial da Associação Médica Brasileira (AMB) e editais prévios das instituições.

Além do prejuízo financeiro, os estudantes alegam que a inércia também é prejudicial para a população em momento de pandemia da covid-19, que demanda por profissionais em postos de trabalho. Segundo eles, 68 novos médicos deveriam se formar ainda este ano.

A nota afirma que, até o momento, não está prevista nenhuma ação por parte da instituição visando o retorno integral das atividades. “Quando questionados sobre o mesmo, nenhuma informação concreta nos era repassada, aumentando ainda mais a nossa revolta, impotência e indignação”.

Eles reclamam que, desde que as atividades foram suspensas, estão desamparados de informações por parte da instituição. “Obtivemos um ensurdecedor silêncio por parte da Coordenação sobre o futuro da nossa formação”.

A UNIC paralisou seus campos de estágio no dia 16 de março, inicialmente de forma temporária até o dia 23 do mesmo mês, quando o estado de Mato Grosso contava com 11 casos confirmados de COVID-19.

A medida se estendeu com o aumento no número de casos e as atividades práticas do Estágio Supervisionado (Internato) continuam suspensas de atividades presenciais no Hospital Geral de Cuiabá. A alegação é de que a unidade não poderia receber os alunos durante a pandemia.

“Porém, a instituição ficou inerte na busca de outras alternativas para sermos recepcionados em outros campos de estágio, sendo realizadas, tão somente, aulas em forma de vídeo para os alunos”, diz a nota.

Nesse meio tempo, eles teriam sido comunicados pela coordenação de curso, no dia 7 de maio, sobre a oferta de uma a duas aulas semanais, conforme cronograma enviado via e-mail, sem previsão alguma de retorno gradual.

“Essa situação implicou em dúvidas a respeito da carga horária a qual estávamos sendo submetidos, porém assegurados que não havia prejuízo na formação. Ademais, não tínhamos acesso a porcentagem de conclusão do curso com tais aulas remotas de modo a termos em mãos - o que é nosso por direito - a correta carga horária contemplada”. Segundo eles, a instituição também teria negado tal informação.

O documento é desta quarta-feira (5) e assinado pela 28ª turma da FMUNIC. Clique AQUI e veja a íntegra da nota feita pelos alunos  

Outro lado

A reportagem entrou em contato com a universidade ainda nessa quinta-feira, e a assessoria informou que enviaria uma nota, porém, até a manhã de hoje não havia dado retorno. Após a matéria no ar, a assessoria enviou a nota.

Veja a íntegra

A Unic informa que vem acompanhando a evolução do Covid-19 e reforça que seu maior compromisso é com a segurança de todos, além da continuidade dos estudos.

O retorno das aulas práticas e de estágio, para grupo de no máximo 12 alunos, está previsto para a próxima semana, o cronograma disponibilizado pode sofrer alterações mediante os avanços da pandemia na cidade, de forma que o retorno seja feito em segurança para todos e respeitando o plano de biossegurança da unidade cumprindo todos os protocolos recomendamos pelas autoridades de saúde.

A Unic também esclarece que os alunos terão a reposição das aulas sem nenhum prejuízo financeiro.  A instituição informa que mantém e continuará mantendo todos os alunos informados com antecedência sobre a retomada das atividades e todos os assuntos referentes ao curso.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet