Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
00:17:16
informe o texto

Notícias / Geral

07/08/2020 às 09:00

Cuiabá e VG voltam a ser classificadas com risco 'alto' para propagação do coronavírus

Na última classificação, publicada na terça (4), os municípios haviam caído para um nível abaixo, o “moderado”.

Eduarda Fernandes

Cuiabá e VG voltam a ser classificadas com risco 'alto' para propagação do coronavírus

Barreira sanitária

Foto: Prefeitura de Caraguatatuba / Imagem ilustrativa

Cuiabá e Várzea Grande voltaram a ser classificadas com risco “alto” para propagação do novo coronavírus. A informação consta do boletim informativo nº 151, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), nesta quinta-feira (6). Na última classificação, publicada na terça (4), os municípios haviam caído para um nível abaixo, o “moderado”.

Ainda de acordo com o boletim de hoje, Cuiabá registra 13.172 casos e 591 mortes, e Várzea Grande 4.781 casos e 324 óbitos.

Leia também - MT supera 60 mil casos confirmados de coronavírus e 2.051 óbitos pela doença

Na mesma classificação que Cuiabá e Várzea Grande estão Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Cáceres, Primavera do Leste, Jaciara, Sapezal, Mirassol D’Oeste, Campo Novo do Parecis, Querência, Tangará da Serra, São José dos Quatro Marcos, Nova Mutum, Sinop, Vera, Alto Taquari, Brasnorte, Castanheira, Apiacás, Araguaiana, Planalto da Serra e Ponte Branca.

Segundo o Decreto 573, de 24 de julho de 2020, do Governo do Estado, essas cidades devem adotar ou manter todas as medidas previstas para os níveis de risco “baixo” e “moderado”, além de proibir qualquer atividade de lazer ou evento que cause aglomeração, tais como shows, jogos de futebol, cinema, teatro, casa noturna, festas e confraternizações familiares, ainda que realizadas em âmbito domiciliar.

Também devem proibir o atendimento presencial em órgãos públicos e concessionárias de serviços públicos, devendo ser disponibilizado canais de atendimento ao público não presenciais e fazer adoção de medidas preparatórias para a quarentena obrigatória, iniciando com incentivo à quarentena voluntária e outras medidas julgadas adequadas pela autoridade municipal para evitar a circulação e aglomeração de pessoas.

Além disso, devem adotar medidas de redução de dias e horários de funcionamento das atividades econômicas não essenciais. Neste caso, serviços e as atividades não essenciais privadas funcionarão com, no máximo, 70% da respectiva capacidade, possibilitada a comercialização por meio virtual de serviços e produtos, mediante entrega por delivery, quando for o caso.

Autonomia reconhecida
Apesar de o governador Mauro Mendes (DEM) ter declarado que esse decreto é impositivo, ou seja, precisa obrigatoriamente ser cumprido pelos municípios, o prefeito de Cuiabá teve reconhecida sua autonomia pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para definir quais medidas serão impostas na Capital.

Risco “muito alto”
Na última classificação divulgada pela SES, na terça, nenhuma cidade aparecia mais com risco “muito alto” e no boletim de hoje estão classificadas dessa forma os municípios de Sorriso, Barra do Garças, Paranatinga e Arenápolis.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet