Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
04:18:23
informe o texto

Notícias / Geral

07/08/2020 às 09:55

Deslizamento de encosta causa destruição e atinge 12 casas no Morro da Mangueira

Não havia informações de feridos até 6h50, segundo o Corpo de Bombeiros. Ao menos 12 casas foram atingidas, deixando as famílias desalojadas, além de veículos

O Dia

Deslizamento de encosta causa destruição e atinge 12 casas no Morro da Mangueira

Foto: Reprodução / TV Globo

Um grande deslizamento de uma encosta no Morro da Mangueira, na Zona Norte do Rio, deixou um rastro de destruição nesta sexta-feira. Não havia informações de feridos até 6h50, segundo o Corpo de Bombeiros. Ao menos 12 casas foram atingidas, deixando as famílias desalojadas, além de veículos.

Segundo os Bombeiros, o chamado para a comunidade ocorreu às 3h17 e militares dos quartéis de Vila Isabel e Benfica estão no local. A Defesa Civil também foi chamada e analisa se há possibilidade de novos deslizamentos. Também estão na região a Secretaria de Assistência Social, a Geo-Rio e Secretaria de Ordem Pública. 

O secretário municipal de Ordem Pública, Gutemberg Fonseca, em entrevista ao Bom Dia Rio, da TV Globo, disse que não há feridos e que além das 12 casas, dois carros e uma moto foram atingidos. Funcionários analisam a necessidade de interdição dos imóveis. 

"Graças a Deus não teve nenhuma vítima. Acolhemos essas 12 famílias através da Secretaria Municipal de Assistência Social e a Defesa Civil. Vamos fazer toda a limpeza da área para verificar se esses imóveis precisam ou não ser interditados", disse Fonseca.

O secretário revelou que o deslizamento foi provocado por um vazamento em uma tubulação de água, que saturou o solo. "Esse cano já tinha apresentado um vazamento e já vem ao longo de um tempo, e o solo ficou saturado". 

No local, O DIA conversou com o subsecretário municipal de Proteção e Defesa Civil, Djalma Antônio de Souza Filho e segundo ele um vazamento de água pode ter sido o causador do deslizamento.

Os moradores relataram que uma água minava de dentro da encosta. Além disso, o subsecretário disse que havia um alto número de lixos na encosta.

"Segundo os moradores, existia um vazamento antigo ali na encosta. Essa encosta, por sua vez, acumulava certo volume de lixo e resíduos que propiciam um possível deslizamento", informou Djalma. 

A Defesa Civil municipal está no local desde a madrugada e 12 casas foram atingidas pelo deslizamento. Ainda segundo o subsecretário, os agentes estão avaliando os danos causados. Não há informações de imóveis interditados, mas uma família segue impedida de sair de casa.

Moradores relataram que o vazamento já durava mais de 10 anos e essa é a segunda vez que a encosta desliza.

Segundo os irmãos Fabrício e Pablo Miranda, a região foi atingida gravemente em 2010 quando o estado sofreu com uma forte chuva.

Os irmãos contam que não estavam em casa na hora do acidente, mas seus familiares estavam e precisaram sair pelo telhado.

Em imagens exibidas pela TV Globo, é possível ver que ao menos um veículo de passeio foi atingido pelo deslizamento, formado por terra, entulho e lixo. Cedae, Light, Comlurb, Guarda Municipal e policiais militares da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Mangueira também estão no local.

Técnicos da Cedae estão no local verificando se alguma rede formal da companhia foi afetada pelo deslizamento e segundo a companhia não há não há vazamentos no local, mas foram identificadas diversas ligações clandestinas na região.

Em nota, a prefeitura informou que a Secretaria de Assistência Social está no local para prestar ajuda as famílias desalojadas e até o momento, não há demanda de acolhimento. Os agentes aguardam o laudo da Defesa Civil para saber a necessidade de atendimento às famílias que estão sendo acompanhadas pela equipe do Cras Adalberto Ismael de Souza.

Uma faixa da Rua Visconde de Niterói está interditada nos dois sentidos, na altura do número 512, e agentes da CET-Rio orientam o trânsito na região.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet