Cuiabá, terça-feira, 22/09/2020
13:11:54
informe o texto

Notícias / Geral

07/08/2020 às 17:20

Entrega do Residencial Nico Baracat II será realizada até o fim de agosto

A gestão Municipal segue em tratativas junto à Caixa Econômica Federal

Leiagora

Entrega do Residencial Nico Baracat II será realizada até o fim de agosto

Foto: Davi Valle/Secom

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária informa que a entrega do Residencial Nico Baracat II será realizada até o fim do mês de agosto. A gestão Municipal segue em tratativas junto à Caixa Econômica Federal, que é responsável pela coordenação do programa Minha Casa Minha Vida e a finalização de trâmites burocráticos.

Somente após a finalização destes procedimentos é que será definida data de entrega do residencial Nico Baracat II. A gestão Emanuel Pinheiro entende a situação das famílias que aguardam há anos por uma casa e por isso tem trabalhado para destravar as obras, finalizar e entregar o residencial.

“Mesmo não tendo obrigação, assumi o compromisso com a população de lutar pela entrega dos residenciais Nico Baracat II e III, já que se trata de um programa habitacional Federal. Para isso, buscamos recursos financeiros, parceria com o deputado Federal Emanuel Pinheiro Neto, aprovamos na Câmara. Mas ainda necessitamos aguardar a autorização da Caixa Econômica Federal, é ela a responsável pelo programa Minha Casa Minha Vida”, pontuou o prefeito Emanuel Pinheiro.

A entrega da segunda etapa, com 443 casas deve acontecer até o fim do mês de agosto, de maneira gradual, para grupos de 50 pessoas, garantindo o cumprimento das medidas de biossegurança e distanciamento mínimo, de maneira que não aja aglomeração, em decorrência da pandemia do novo Coronavírus. O cronograma de entrega será divulgado pela Prefeitura de Cuiabá nos canais de comunicação oficial.

“Em junho de 2019 o prefeito Emanuel Pinheiro entregou o Nico Baracat I e, solidário como sempre, se comprometeu a lutar pela entrega do Nico II.  A gestão tem dialogado com a Caixa para auxiliar no que é possível, pois é solidária a situação das famílias que aguardam pela casa própria. O que era de responsabilidade da Prefeitura foi feito: urbanização e duplicação da via de acesso ao Residencial e também a triagem das famílias no processo documental”, declarou o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Air Praeiro.

O mutirão para finalização do residencial contou com a parceria da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Secretaria de Obras Públicas, Águas Cuiabá, Energisa e Caixa Econômica Federal.

Em novembro de 2019, o executivo municipal conseguiu a aprovação da Câmara para realizar aporte de recursos no valor de R$ 5 milhões para a finalização e entrega dos Residenciais Nico Baracat II e III.

A conquista foi fruto de ação do prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro e do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, que trabalhou em Brasília nas negociações junto ao Governo Federal e Caixa Econômica Federal. A proposta havia sido assinada pelo prefeito no dia 21 de outubro e sido encaminhada à Casa de Leis Municipal de Cuiabá logo em seguida para votação.

Há sete anos foi assinado o contrato para a construção do residencial Nico Baracat. Desde que assumiu o mandato, em 2017, Emanuel Pinheiro estabeleceu como uma das prioridades, destravar o processo junto ao Governo Federal para concretizar a entrega das chaves às famílias contempladas.

Em 17 de junho de 2019, a Prefeitura de Cuiabá e a Caixa Econômica Federal entregaram cerca de 400 casas do Residencial Nico Baracat I. Já o Residencial Nico Baracat III segue com as obras de acordo com as recomendações de biossegurança, assim como o atendimento dos sorteados, que está sendo realizado por agendamento para finalização do processo de análise de documentos.

O residencial está inserido no programa “Minha Casa, Minha Vida”, que tem diretrizes próprias e é coordenado pelo Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá.

 
Prefeitura de Cuiabá 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet