Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
11:24:31
informe o texto

Notícias / Geral

07/08/2020 às 17:39

Alunos atendidos pelo Programa de Melhoria da Proficiência realizam primeiro simulado

Com apoio dos materiais estruturados distribuídos nos kits pedagógicos e aulas EAD, alunos da rede pública de Cuiabá, estão vencendo os desafios da aprendizagem

Leiagora

Alunos atendidos pelo Programa de Melhoria da Proficiência realizam primeiro simulado

Foto: Arquivo pessoal

Alunos do 4º Ano de 52 escolas da rede pública municipal de Educação de Cuiabá que oferecem o Ensino Fundamental, um total de 3.950 estudantes, estão fazendo nesta sexta-feira (7), o primeiro simulado do Programa de Melhoria da Proficiência (PROMP).

Com a suspensão necessária das atividades presenciais nas unidades da rede pública municipal de educação, em razão da pandemia provocada pelo novo coronavírus, o PROMP, assim como outros programas pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação, passou a ser realizado na modalidade ensino à distância (EAD) por meio de diferentes plataformas, com apoio do material pedagógico distribuído aos 52 mil estudantes da rede.

No Programa de Melhoria da Proficiência, as aulas, de Língua Portuguesa e Matemática, são realizadas duas vezes por semana e, a cada cinco lições dos livros didáticos, os alunos fazem um simulado. A coordenadora de Formação da Secretaria Municipal de Educação, Profª. Maria Veridiana Silva Ribeiro explicou que os alunos, após responderem o simulado, preenchem os cartões respostas, que estão no final dos livros, tiram uma foto e encaminham por whatsapp para a professora. Cada professora tem um grupo de whatsapp com seus alunos. Ou podem entregar na escola, na próxima segunda-feira (10).

Durante a semana, além das atividades pedagógicas relacionadas às demais matérias, os alunos desenvolvem as lições do programa.  “Os professores receberam sugestões para o desenvolvimento das atividades de cada lição, que podem ser desmembradas. Assim o professor pode produzir um áudio ou vídeo, orientando os alunos a cada lição. Esse mesmo conteúdo é desenvolvido nas vídeo aulas que ficam disponíveis no portal da Escola Cuiabana, no youtube, e outro conjunto de atividades o aluno resolve sozinho e posta para o professor a tarefa realizada. Assim em cada semana são realizadas uma lição de Matemática e uma lição de Língua Portuguesa”, explicou Maria Veridiana.

Após cada simulado, a partir do resultado obtido pelos alunos, os professores passam por formação, online, para replanejar os conteúdos e retomar, se for o caso, aqueles onde os alunos mostraram maior dificuldade. Além dessa formação marcada para o próximo dia 18, antes disso, no dia 13, os profissionais da educação estarão participando do Webnário Temático sobre as metodologias ativas do PROMP e o ensino hibrído.

Ao longo deste semestre os alunos farão quatro simulados, após cada grupo de cinco lições, totalizando 20 lições.

 
Prefeitura de Cuiabá
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet