Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
15:26:38
informe o texto

Notícias / Geral

08/08/2020 às 10:26

Aos 92 anos, morre Dom Pedro Casaldáliga

Eduarda Fernandes

Aos 92 anos, morre Dom Pedro Casaldáliga

Dom Pedro Casaldáliga

Foto: Reprodução Facebook

Morreu na manhã deste sábado (8) o bispo emérito Prelazia de São Félix do Araguaia Dom Pedro Casaldáliga, aos 92 anos. Ele estava internado com quadro grave de pneumonia na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na cidade de Batatais, estado de São Paulo. O bispo foi transferido de Mato Grosso no início da noite de terça (4) após ter sido internado com problemas respiratórios, agravados pelo Mal de Parkinson e pela idade.

Dom Pedro Casaldáliga era natural da Catalunha, Espanha, e foi o primeiro bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, ofício que ocupou até 2005. Casaldáliga ficou conhecido por
por suas posições políticas, pela defesa dos povos indígenas e luta contra a violência dos conflitos agrários.

Leia também - Caso Isabele, investigação na Prefeitura e manifestação de estudantes marcam a semana

A confirmação da morte foi feita pela Prelazia de São Félix do Araguaia, Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Claretianos) e a Ordem de Santo Agostinho (Agostinianos).

Velório
O velório acontecerá em três locais. Em Batatais – SP, onde o corpo será velado neste sábado, a partir das 15h, na capela do Claretiano - Centro Universitário de Batatais, unidade educativa dirigida pelos Missionários Claretianos.

A missa de exéquias será celebrada no mesmo local, porém neste domingo (9), às 15h. A cerimônia será aberta ao público em geral, além de ser transmitida ao vivo neste link.

Na segunda (10), o corpo de Dom Pedro Casaldáliga, será velado no Santuário dos Mártires, em Ribeirão Cascalheira-MT. Contudo, não há previsão de horário de chegada do corpo a Mato Grosso.

Em São Félix do Araguaia, município onde será feito o sepultamento, o corpo de Dom Pedro Casaldáliga será velado no Centro Comunitário Tia Irene. Ainda não há previsão de data e horário para o corpo chegar em São Félix.

Trajetória
Dom Pedro Casaldáliga nasceu com o nome Pere Casaldàliga i Pla, em 16 de fevereiro de 1928, em Balsareny, uma província de Barcelona, na Espanha. Chegou a Mato Grosso em 1970, aos 40 anos, para atuar como o primeiro bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia.

Seu envolvimento com questões indígenas se deu logo nos primeiros anos na região, trabalho que realizou ao lado de outros padres espanhóis. Defendia os índios ameaçados pela violência dos conflitos agrários e pela expansão dos latifúndios. Foi um dos fundadores do Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

Também ficou conhecido pela produção literária, que incluiu poesias, manifestos, artigos e cartas circulares. A trajetória do religioso também já lhe rendeu um filme biográfico, chamado "Descalço sobre a Terra Vermelha", produzido e lançado em 2014 por duas produtoras espanholas em parceria com a TV Brasil.

Em 2012, o bispo recebeu ameaças de morte por conta do apoio que prestava aos índios Xavantes, recolocados na terra indígena Marãiwatsédé após anos de disputa na Justiça contra latifundiários e produtores rurais. No ano seguinte, se recusou a dar seu nome para um prêmio de jornalismo, pois se opunha à nomeação feita pela então secretária estadual de Cultura, Janete Riva.

Por conta de seu estado de saúde frequentemente debilitado nos últimos anos, Casaldáliga vivia sob os cuidados de três freis agostinianos de sua comunidade religiosa em uma casa na cidade de São Félix do Araguaia. Eles e seus amigos chegaram a iniciar uma campanha para pagar as despesas do transporte aéreo do religioso nesta semana.

Casaldáliga não falava ao telefone há anos devido aos problemas de audição. Em 2015, foi submetido a uma cirurgia após fraturar o fêmur em um acidente doméstico.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet